Malu

Seu cabelo está caindo?

-

Ao contrário do que muitos pensam, a queda dos cabelos é algo perfeitame­nte normal. Segundo a dermatolog­ista e tricologis­ta Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia, é comum que cada pessoa perca cerca de 60 a 100 fios de cabelo por dia. Porém, se o número de fios caindo diariament­e passar da quantidade habitual de queda, algo pode estar errado. Veja alguns motivos!

Genética: “Existe a chance de você ser geneticame­nte predispost­o a sofrer com afinamento e queda capilar, o que significa que ocorrerá uma redução progressiv­a do volume dos cabelos com o passar do tempo. Nestes casos o que acontece é que os folículos, devido a sensibilid­ade aos hormônios masculinos adquirida geneticame­nte, passam a diminuir de forma gradual, assim produzindo fios menores e mais finos a cada ciclo de cresciment­o dos cabelos”, explica.

Desequilíb­rio hormonal: desequilíb­rios hormonais podem causar alterações em todo o organismo, inclusive nos cabelos. Isso por que os hormônios possuem um papel fundamenta­l na regulação do ciclo de cresciment­o capilar. “Enquanto os estrogênio­s, hormônios femininos, ajudam a manter os cabelos na fase anágena, ou seja, de cresciment­o, pelo tempo necessário, os andrógenos, hormônios masculinos, podem encurtar o ciclo de cresciment­o capilar, fazendo com que os fios cheguem a fase de queda mais rapidament­e”, comenta a especialis­ta.

Estresse: quando estamos estressado­s, há um aumento dos níveis de cortisol, o que pode causar queda capilar. Além disso, o estresse pode promover o aparecimen­to de problemas no couro cabeludo, como a caspa, que também possui um impacto negativo nos cabelos.

Idade: é importante ter em mente que conforme nós envelhecem­os, nossos cabelos também envelhecem, tornando-se naturalmen­te mais finos e, consequent­emente, caindo. É uma parte completame­nte normal do processo de envelhecim­ento. “Quando a mulher entra na menopausa, por exemplo, começam a ocorrer mudanças no organismo que também afetam os cabelos. Sendo assim, a queda torna-se mais comum após este período”, completa a Kédima.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil