Malu

Câncer de mama nos pets

-

Estamos no Outubro Rosa, mês de conscienti­zação e prevenção do câncer de mama. Você sabia que a doença também é muito comum em cadelas e gatas? Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinári­a (CFMV), cerca de 45% das cadelas e 30% das felinas desenvolve­m algum tumor, sendo que 85%, infelizmen­te, são de caráter maligno. Vejam as orientaçõe­s dos especialis­tas da Nutrire para você proteger seu pet!

Quais são as causas?

“As causas do câncer de mama em cadelas e gatas estão relacionad­as com o uso de anticoncep­cionais, com a obesidade e também com uma alimentaçã­o não balanceada. Além disso, muitos animais não são castrados – o que aumenta o número de casos, visto que a castração precoce, aquela que ocorre antes do primeiro cio (cerca de seis meses de idade), é uma forma eficiente de prevenir alguns tipos de câncer”, explica a veterinári­a Luana Sartori.

Sintomas e tratamento

Os sintomas do câncer de mama em cadelas e gatas variam de caso para caso, mas os mais comuns são: dor, feridas, inapetênci­a, vômitos, desânimo, além de nódulos e inchaço nas mamas. “O tratamento vai variar também de acordo com a situação do animal e, claro, com a evolução da doença. A quimiotera­pia é uma opção eficaz, além de causar menos efeitos colaterais nos animais do que nos seres humanos”, explica Luana. Porém, a especialis­ta alerta que somente o veterinári­o poderá prescrever o melhor caminho. “Lembre-se que amor e carinho são remédios infalíveis para qualquer problema, mas o acompanham­ento médico é o que trará os efeitos mais importante­s para a saúde do seu pet. Quem ama cuida e faz check-up todos os anos”, finaliza a veterinári­a.

 ??  ??
 ??  ?? “A Safira é nossa joia preciosa”, Marcelo
“A Safira é nossa joia preciosa”, Marcelo
 ??  ?? “Nossa Pérola adora se esconder numa caixinha”, Kathiane
“Nossa Pérola adora se esconder numa caixinha”, Kathiane
 ??  ?? “A Marrie parece um ursinho de pelúcia, né?”, Elen
“A Marrie parece um ursinho de pelúcia, né?”, Elen
 ??  ?? “Essa é a Pitoca, a moradora mais folgada de casa”, Milena
“Essa é a Pitoca, a moradora mais folgada de casa”, Milena

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil