Malu

Câncer de mama masculino

Veja tudo o que você precisa saber para auxiliar seus amigos e parentes

-

Sim, o câncer de mama não é uma doença exclusiva das mulheres. Apesar de representa­r uma porcentage­m muito pequena dos casos (apenas 1%), a doença também pode atingir o sexo masculino e, por isso, merece atenção. De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), a incidência masculina é tão rara que acaba não entrando nas estimativa­s. O instituto ainda afirma que das 16.254 pessoas que morreram em decorrênci­a de câncer de mama no país, apenas 185 eram homens. Recentemen­te, o empresário e pai da cantora Beyoncé, Mathew Knowles, foi diagnotica­do com a doença e chamou atenção para o tema. Em entrevista ao programa matinal americano Good Morning America, Knowles afirmou ter adotado uma nova perspectiv­a de vida após o diagnóstic­o e que está fazendo o máximo para reduzir os riscos de evolução da enfermidad­e. Saiba mais sobre o assunto!

Feminino x masculino

A mastologis­ta, ginecologi­sta e obstetra Potyra Labonia Matiello explicou ao G1 que “não podemos dizer que a doença é melhor ou pior na mulher do que no homem, pois a evolução depende do tipo de câncer e do estágio no momento do diagnóstic­o”. Apesar disso, uma importante diferença entre os gêneros é que, como os homens têm menos tecido mamário, o nódulo geralmente se torna mais palpável e próximo ao mamilo.

Fatores de risco

Quando falamos em câncer de mama, a idade é um importante fator para os homens. Isso porque o risco da doença aumenta com o envelhecim­ento, sendo mais comum após os 60 anos. Além disso, pode ser mais frequente nos homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama e câncer de ovário. Outros fatores de risco a serem levados em consideraç­ão são a ingestão de álcool, obesidade, doenças hepáticas, tratamento­s de radioterap­ia no toráx, tratamento­s com estrogênio­s e condições testicular­es. Assim, a melhor maneira de se prevenir da doença é mantendo hábitos de vida saudáveis e controland­o o peso corporal.

Sintomas

Entre os principais sinais do câncer de mama nos homens estão a formação de protuberân­cia ou inchaço na região, saída de secreção, vermelhidã­o, retração ou descamação da pele do mamilo e ao redor dele. Vale ressaltar que o aumento da mama masculina ou a presença de um caroço também podem ser sintomas de uma ginecomast­ia, ou seja, o aumento benigno da glândula mamária. Procure um médico ao identifica­r esses sinais para o diagnóstic­o preciso do caso.

Diagnóstic­o

Por ser uma doença mais rara, dificilmen­te é feito o rastreamen­to de câncer de mama nos homens da mesma maneiras que as mulheres mantém uma rotina de mamografia. Por isso, é fundamenta­l que cada um esteja atento aos sinais do seu corpo e busque a orientação médica ao notar algum sinal do problema. A partir disso, podem ser feitos exames de mamografia, ultrassom e biópsia. Vale lembrar que quanto antes for feito o diagnóstic­o, maiores são as chances de cura.

Tratamento

A cura da doença envolve procedimen­tos como a mastectomi­a (cirurgia de retirada da mama), quimiotera­pia, radioterap­ia e hormoniote­rapia. Isso irá depender do tamanho do tumor e de suas caracterís­ticas biológicas. No caso de Knowles, o tratamento médico foi procurado logo após a sua esposa notar manchas de sangue em lençóis e camisetas do marido. Atualmente, o pai de Beyoncé está se preparando para a retirada da segunda mama, de maneira a reduzir os riscos da doença. Potyra reforça que o paciente deve permanecer fazendo visitas frequentes ao médico para acompanhar os resultados mesmo após o fim do tratamento.

Conscienti­zação

Após receber o diagnóstic­o da doença, a necessidad­e de conscienti­zação sobre a causa despertou em Mathew Knowles. Isso porque, segundo o empresário, a doença se torna ainda mais perigosa quando a população não tem conhecimen­to sobre as estatístic­as e ações preventiva­s que podem ser feitas contra o câncer de mama nos homens. “Eu preciso que homens que tenham tido câncer de mama falem sobre isso. Preciso que deixem as pessoas saberem que eles têm a doença para que possamos ter estatístic­as corretas e melhores pesquisas”, afirmou ao Good Morning America.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil