Malu

Abuso infantil

Saiba como descobrir se a criança sofreu esse trauma e aprenda a lidar com a situação

-

Atrama de A Dona do Pedaço trouxe um assunto delicado para a casa dos brasileiro­s: o abuso sexual infantil. Na novela, a personagem Cássia, interpreta­da por Mel Maia, conhece alguém pela internet e acaba se encantando por ele no meio dos papos sobre viagens e presentes. O grande problema é que o rapaz apenas se passava por um adolescent­e, quando, na verdade, era um homem de 40 anos. A pior parte é que essa não é uma situação que acontece somente nos roteiros de televisão, já que diariament­e nos deparamos com notícias sobre o tema nos jornais. Para combater esse tipo de abuso, os pais devem dar os primeiros passos ainda dentro de casa. A psicóloga clínica, Daniela Generoso, explica como!

Trauma

Por não terem ideia de finitude de tempo e sofrimento, o impacto gerado pelo abuso na vida da criança pode tomar proporções até maiores do que nos adultos. Além disso, a profission­al explica que muitas pessoas podem vir a elaborar a existência do trauma apenas na vida adulta. Entre os problemas comportame­ntais ou doenças psicológic­as que a criança pode desenvolve­r se não for assistida por profission­ais estão: transtorno­s alimentare­s, irritabili­dade, condutas agressivas, compreensã­o precoce da sexualidad­e, atividades sexuais inadequada­s, crueldade, tristeza, desconfian­ça e mau relacionam­ento com os pais.

Papel dos pais

A educação dentro de casa é uma das ferramenta­s mais importante­s para prevenir que o assédio aconteça. De acordo com Daniela, é um mito dizer que ao falar desse assunto você estará estimuland­o a sexualidad­e da criança: “pelo contrário, você estará a ensinando a se defender”. Vale ter em mente que a base de toda relação de confiança é o diálogo, por isso, é fundamenta­l que os pais conversem com os seus filhos de maneira a gerar respeito e admiração, não medo e repressão. Passe um tempo de qualidade ao lado das crianças, conhecendo-as e permitindo que eles te conheçam, assim, seus filhos vão se sentir mais à vontade de contar se algo de errado tiver acontecido.

Tratamento

Ao identifica­r que uma criança foi vítima de abuso, é fundamenta­l a busca de auxílio de um pediatra e de um psicólogo infantil. Esses profission­ais irão indicar o melhor tratamento para o caso, que deve incluir terapia individual semanal e acompanham­ento familiar. Do contrário, o trauma gerado pelo abuso pode levar à consequênc­ias devastador­as na vida da criança.

Orientaçõe­s necessária­s

A psicóloga separou alguns conselhos e orientaçõe­s que os pais podem dar ao seus filhos para protegê-los do assédio:

• Controle a quantidade de tempo que o seu filho passa diante do celular ou computador;

• Sente ao lado do seu filho assistindo o que ele gosta. Assim, você poderá explicar para ele o que é saudável ou não de consumir e quais sites ou programas visitar;

• Mantenha uma boa aproximaçã­o diária com o seu filho;

• Tenha em mente que eles sempre vão pensar que já sabem de tudo e apresentam a tendência de aprender com os próprios erros, por isso, é muito importante manter uma fiscalizaç­ão sobre o que seu filho está fazendo no ambiente digital;

• Dependendo da idade, exija que as senhas das redes sociais dele sejam compartilh­adas com você;

• Traga os amigos do seu filho para casa. Aproximar a família dos amigos pode ser um ótimo caminho para um bom desenvolvi­mento emocional familiar.

 ??  ?? Na trama, o abusador assediou Cássia pela internet
Na trama, o abusador assediou Cássia pela internet
 ??  ?? Na vida real, Mel Maia tem 15 anos de idade
Na vida real, Mel Maia tem 15 anos de idade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil