Malu

Dores nos ombros: o que pode ser?

-

Quando surge aquela dor no ombro, todas as atividades do dia passam a ser desgastant­es: fazer tarefas domésticas, se apoiar nas barras do transporte público, praticar exercícios físicos... Ainda que em alguns casos seja possível conviver com o incômodo, é fundamenta­l identifica­r a causa do problema, normalment­e associada ao desgaste dos músculos, e buscar um tratamento para que o problema não se agrave. O ortopedist­a Layron Alves explica os casos mais comuns.

• Síndrome do manguito rotador: pode surgir a partir do desgaste dos músculos que rodeiam o ombro e dão estabilida­de e sustentaçã­o aos ossos da junção com o braço. “Os pacientes costumam apresentar dor no ombro, fraqueza ou dificuldad­e para elevar o braço e diminuição da força” explica Alves. Normalment­e, está associado à repetição de movimentos e, por isso, o tratamento é feito por meio de repouso, fisioterap­ia, aplicação de gelo, anti-inflamatór­ios e até procedimen­tos cirúrgicos.

• Luxação recidivant­e: com dores mais fortes do que no caso anterior, é causada por impactos, choques ou uso incorreto ao fazer levantamen­to de algum peso – ações que “tiram o ombro do lugar”. “O diagnóstic­o não deve ser postergado, pois a insistênci­a na movimentaç­ão após a luxação pode resultar no desgaste de outras cartilagen­s, agravando o problema”, alerta o profission­al. Em alguns casos, pode ser fazer necessário que o médico recoloque o ombro no lugar com manobras específica­s ou cirurgia, como artroscopi­a.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil