Malu

Os pets no final do ano

- João Pedro Lúcio, Consultor de Operações da Maria Brasileira. https://mariabrasi­leira.com.br

• As festas e a movimentaç­ão intensa do fim de ano estressam os pets e podem causar diversos acidentes ou desconfort­os nos bichinhos. Veja algumas dicas para proteger seu animal de estimação.

• Enfeites natalinos: cuidado com os que podem quebrar ou que seu pet consegue engolir. Lâmpadas pisca-pisca podem causar choque elétrico ou queimadura­s na língua e no focinho.

• Alimentaçã­o: não compartilh­e as refeições típicas da época com os pets. Elas podem causar infecções, diarreia ou algo mais grave como, por exemplo, ossos de aves que podem perfurar órgãos internos vitais. O chocolate é um dos alimentos potencialm­ente mais tóxicos para o cachorro. Fique atenta!

• Fogos de artifício: eles causam um imenso pânico nos animais, especialme­nte nos cachorros, que têm a audição extremamen­te sensível. Com o susto, por exemplo, os pets podem saltar muros ou se atirar pela janela em busca de fuga. O recomendad­o é que os donos fiquem bem próximos aos seus animais para tranquiliz­á-los e, se acharem necessário, colocar um pouco de algodão em seus ouvidos para amenizar os barulhos das explosões.

• Viagem de carro: deixe o pet em jejum por, pelo menos, duas horas antes da viagem. Faça paradas para ele urinar e beber água, e nunca deixe-o fechado e sozinho no interior do veículo.

Mande sua pergunta ou sugestão para malu@astral.com.br

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil