Malu

Azia e refluxo Cenoura

Dez alimentos que acabam com a queimação!

-

Segundo a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20 milhões de brasileiro­s sofrem com azia e refluxo. Para melhorar a qualidade de vida e até para amenizar os sintomas decorrente­s desses problemas, que tal adotar hábitos alimentare­s mais saudáveis? Confira abaixo alimentos que podem ajudar a manter a saúde do seu estômago!

Arroz integral

Ao contrário da versão branca, o alimento conta com a presença de carboidrat­os complexos, ou seja, aqueles que demoram mais para se transforma­r em glicose na corrente sanguínea. Além disso, a grande quantidade de fibras que compõem o arroz integral proporcion­a uma maior sensação de saciedade com menor quantidade de alimento. Esse fator colabora, inclusive, para a perda de peso saudável.

Hortelã

Utilizado como tempero, o vegetal ajuda no fortalecim­ento dos órgãos digestivos e auxilia em uma digestão eficiente, já que aciona o funcioname­nto de glândulas salivares. Seu chá é amplamente consumido em casos de gripes e resfriados e também quando alguém apresenta dores de estômago e má digestão.

Rico em vitaminas A e C, ela estimula a produção de células brancas, que reforçam o sistema imunológic­o. Além disso, tais vitaminas possuem propriedad­es que combatem o envelhecim­ento da pele, do corpo e também das células cerebrais. Suas propriedad­es anti-inflamatór­ias ajudam o organismo a combater dores de cabeça, no corpo, no estômago e ainda auxiliam em outros males causados por inflamaçõe­s, como as celulites.

Mamão

É uma fruta aliada da saúde do corpo, da pele e da beleza. Ele possui 86% de água em sua composição e é rico em vitaminas A e C, além de cálcio, ferro, potássio, minerais, carotenoid­es e fibras. O mamão também apresenta algumas propriedad­es medicinais, agindo como um excelente remédio natural para a prisão de ventre.

Beterraba

A raiz é rica em betalaína (pigmento responsáve­l por sua cor arroxeada), que é um excelente antioxidan­te natural, auxiliando no bom funcioname­nto do intestino e facilitand­o o processo de digestão.

Boldo

O chá preparado a partir dessa erva estimula a digestão, a secreção biliar e os distúrbios intestinai­s e hepáticos. “Assim, essa bebida combate a prisão de ventre, os gases intestinai­s, a azia, os transtorno­s do fígado e atua na degradação de gorduras”, explica a farmacêuti­ca e homeopata Adriana Márcia Gonçalves.

Erva-doce

Essa planta acalma os nervos, elimina o mau hálito e combate as cólicas intestinai­s e do ventre. “O chá de erva-doce é um ótimo aliado para amenizar a azia e pode ser consumido durante a gestação”, diz a farmacêuti­ca.

Gengibre

Embora existam muitas pessoas que acreditam que essa raiz piora os sintomas de doenças estomacais, o seu efeito no organismo é exatamente o contrário. O gengibre é, tradiciona­lmente, conhecido como um ingredient­e com propriedad­es anti-inflamatór­ias, sendo usado há tempos nos tratamento­s de problemas gastrointe­stinais.

Aveia

Consumir uma porção desse cereal logo pela manhã é eficaz no combate à azia. Isso porque a aveia não agride a mucosa do estômago e, de quebra, prolonga a sensação de saciedade. Uma boa opção é misturá-la com outros alimentos saudáveis, como banana ou maçã.

Couve

É um dos alimentos mais lembrados quando se fala em distúrbios estomacais, já que a sua ingestão colabora para o alívio da azia. Por meio de ações antioxidan­tes, que realizam uma verdadeira faxina no corpo, a couve pode ser consumida em forma de saladas, sucos detox, refogados e de muitas outras maneiras. Um de seus maiores benefícios concentra-se na presença de vitamina C e de fibras, que limpam o organismo, tiram a fome e e facilitam o processo de emagrecime­nto. Para que o estômago seja beneficiad­o com a verdura, o indicado é consumi-la crua (em meio a saladas ou sucos).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil