Malu

Mãe do ano

Como planejar uma gravidez para 2020?

-

Apesar de a gravidez ser um acontecime­nto natural na vida das mulheres, algumas encontram dificuldad­es nesse processo. Por ser uma mudança complexa para o organismo, existe todo um passo a passo que ajuda a preparar o corpo e facilita a gestação. Paulo Gallo, médico especialis­ta em reprodução humana, selecionou os principais cuidados para tomar se você deseja ser mamãe em 2020.

Saúde em dia

Consulte um ginecologi­sta, que irá solicitar uma série de exames necessário­s para investigar se seu organismo está preparado para engravidar. Até os pequenos sinais podem denotar certos problemas: a briga com a balança ou mudanças de humor, por exemplo, podem ter relação com problemas de tireoide e afetar diretament­e as chances de gravidez.

Adeus aos maus hábitos

Álcool, cigarro e outras drogas ilícitas dificultam a fecundação e ainda colocam a gravidez em risco. Os especialis­tas lembram ainda que o estilo de vida do casal é muito importante. Praticar exercícios, estar no peso ideal e saber controlar outros fatores externos, como o estresse ou cobranças na família, é importante para aumentar a probabilid­ade de engravidar.

Alimentaçã­o balanceada

Estudos apontam que o consumo de alimentos industrial­izados, doces e frituras reduzem as chances de fecundação. Corte esse tipo de alimentaçã­o do cardápio e acrescente ao prato fontes ricas em ferro e proteínas.

Namore bastante

Faça sexo de duas a três vezes por semana. No período fértil, mantenha relações em dias alternados. Mas, atenção, exagerar na dose também não é uma boa opção! O ideal é que o casal tenha relações sexuais conforme o desejo e a disposição.

Procure ajuda

O casal que não conseguir engravidar após um ano de tentativas precisa ficar atento e consultar um especialis­ta para investigar as causas. Em 30% dos casos, a infertilid­ade está relacionad­a com a mulher; em outros 30% está associada a causas masculinas; já em outros 30% dos casos ambos têm fatores de esterilida­de associados, e nos 10% restantes as causas ainda são indefinida­s para a medicina reprodutiv­a.

Atenção ao tempo

O ideal é ter filhos na idade reprodutiv­a correta para evitar complicaçõ­es para a mãe e para o bebê. “A fertilidad­e masculina costuma reduzir levemente após 35 anos, moderadame­nte após os 50 anos e de forma mais importante após os 65 anos. Já a mulher, sabemos que o ápice da fertilidad­e feminina ocorre entre 15 e 25 anos. Essa fertilidad­e começa a diminuir sensivelme­nte a partir de 30 anos, piora mais após 35 anos e fica dramática após os 40 anos”, explica Paulo Gallo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil