Meiahora - RJ

Uma vida normal com diabetes

Ator José Loreto conta como lida com o tipo 1 da doença

- KARINA FERNANDES

ODia Mundial do Diabetes foi comemorado na última quarta-feira, a fim de alertar a população sobre o problema. O que muitos não sabem é que diabéticos podem levar uma vida normal, apesar de terem que se preocupar com a alimentaçã­o e medicação. Umbom exemplo é o ator José Loreto, que interpreto­u o Darkson na novela Avenida Brasil. Loreto, de 28 anos, descobriu a doença aos 15.

O pai do artista foi quem desconfiou de diabetes, porque o ator sentia muita sede e urinava o tempo todo. O tipo de diabetes de Loreto é o 1, que é genético.

“Eu tinha uma tia-avó, que nem conheci, que também tinha diabetes tipo 1. Então, toda a família está sujeita a ter”, explica.

José Loreto conta que não tem restrições na prática de esportes. Ele joga bola toda semana com amigos, corre, nada, surfa, faz stand up paddle ( esporte praticado na praia com prancha e remo), pedala e é faixa preta no judô.

Para controlar a glicose no sangue, ele toma insulina todos os dias. Na dieta, o ator evi- ta comer doces e alimentos que fazem mal a qualquer pessoa.

“Para mim, é um hábito normal, como escovar os dentes. Como de tudo, mas procuro manter uma alimentaçã­o equilibrad­a e não posso ficar muito tempo sem comer”, diz Loreto, enfatizand­o que nunca teve problemas na vida profission­al e pessoal e que logo aprendeu a conviver com a doença.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil