Meiahora - RJ

‘Passei a dar mais valor a uma boa noite de sono, faz bem até pra pele’

-

A modelo e atriz Alessandra Mattos confirmou na prática a teoria de que dormir bem emagrece. “Quando precisei perder 10 quilos para uma peça, meu médico me aconselhou a dormir pelo menos oito horas e deu certo. Passei a dar mais valor a uma boa noite de sono, faz bem até para a pele”, diz ela.

Entre os hormônios essenciais para o corpo produzidos durante uma boa noite de sono estão o do cresciment­o, a leptina e a insulina. “Para os adultos, ohormônio do cresciment­o ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporos­e”, expli- ca Renata Federighi, que ressalta a importânci­a também da leptina, responsáve­l pelo controle da sensação de saciedade. “Dormindo menos, produzimos menos leptina e, com isso, sentimos mais necessidad­e de ingerir alimentos calóricos”.

Dormindo mal, a insulina também deixa de ser produzida na quantidade ideal. Com isso, o açúcar se acumula no sangue, podendo levar à diabetes. “Uma noite maldormida aumenta a produção de cortisol (hormônio do estresse), que eleva o nível de glicose no sangue. Comaunião desses dois hormônios, há maior pré-disposição à diabetes”, alerta a especialis­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil