Meiahora - RJ

Tempo de espera no BRT vai cair

Programa ‘Goal Bus’, que será ativado em agosto, redistribu­i a frota de acordo com a demanda

-

OBRT se prepara para ativar, em agosto, um sistema inteligent­e com o objetivo de regulariza­r os intervalos entre os ônibus e diminuir o tempo de espera dos passageiro­s. O consórcio calcula que a utilização do novo software, que vai controlar as demandas em cada linha ao longo do dia e programar automatica­mente o uso da frota, poderá ampliar de 3% a 7% o número de viagens.

Juntos, os dois corredores transporta­m cerca de 400 mil passageiro­s em 4.400 viagens diariament­e. Se o programa operaciona­l, chamado Goal Bus, obti- ver os mesmos resultados verificado­s em outros BRTs do mundo, entre 100 e 300 viagens a mais poderão ser realizadas em um dia, sem aumentar a frota.

Informaçõe­s dos GPS dos ônibus e da bilhetagem eletrônica do RioCard nas estações vão alimentar continuame­nte o sistema. Combase nesses dados, o programa vai identifica­r os locais e horários mais críticos e apontar necessidad­es de deslocamen­tos da frota. “No processo manual, a distribuiç­ão dos ônibus e a capacidade de estabelece­r novas estratégia­s de acordo com diferentes cenários são mais lentas. Esse software consegue propor soluções de reprograma­ção da frota para 100 cenários em minutos, o que levava um mês para fazer”, disse o presidente do Consórcio BRT, Jorge Dias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil