Meiahora - RJ

Joseph Blatter será convocado a depor

Justiça quer ouvir cartola sobre escolha de sedes de Copas

-

Opresident­e da Fifa, Joseph Blatter, será chamado para depor na Suíça sobre os escândalos de corrupção que resultaram na prisão de altos dirigentes da entidade na semana passada. Segundo o jornal inglês The Sunday Times, os procurador­es querem saber detalhes sobre uma suposta compra de votos para as escolhas de Rússia e Catar como sedes das Copas de 2018 e 2022, respectiva­mente. Presidente da Uefa, Michel Platini também deve ser convocado.

O ex-presidente da CBF José Maria Marin, um dos presos na Suíça, acusado de participar do esquema, está isolado na prisão, em Zurique. Os dirigentes aliados de Marin não querem se envolver na história, o seu assessor pessoal voltou para o Brasil, e a esposa, Neusa, não conseguiu viajar, por ter as contas bloqueadas. Apenas dois advogados podem visitar o dirigente.

Segundo a Polícia Federal de Zurique, Marin passa bem e tem auxílio médico à disposição. Os advogados pedem a extradição do ex-presidente da CBF, que tem 83 anos, para o Brasil. Mas a chance de êxito é muito pequena.

Presidente da Federação Inglesa de Futebol, o Príncipe William pediu punição rigorosa aos envolvidos em corrupção: “Todos que apoiam a Fifa, entre os quais os patrocinad­ores e as confederaç­ões, devem fazer o seu trabalho e pressionar para que sejam feitas reformas. Não vamos ajudar o futebol se não fizermos isso”, disse o herdeiro do trono britânico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil