Meiahora - RJ

Se a moda pega...

Campanha expõe rosto de quem joga lixo na rua

-

Se você acha rígido o Programa Lixo Zero, que multa quem joga resíduos nas ruas do Rio, saiba que em Hong Kong existe um projeto ainda mais punitivo. Polêmica campanha de publicidad­e lançada por lá usa exames de DNA para identifica­r quem suja as ruas e expor seus retratos em lugares públicos.

Apelidada de ‘A Cara do Lixo’, a iniciativa foi desenvolvi­da por uma agência local em parceria com empresa de biotecnolo­gia dos Estados Unidos especializ­ada em análise de DNA. O primeiro passo foi recolher objetos do lixo, comopontas de cigarro, preservati­vos e chicletes, nos quais é possível extrair amostras de DNA, para tentar identifica­r os infratores.

Segundo a agência EFE, os resíduos foram enviados ao laboratóri­o americano onde foi possível criar um perfil das pessoas que os jogaram, incluindo detalhes como o tom de pele, a cor de olhos, cabelo e rosto.

Tudo isso por meio de umsistema denominado SnapShot, que é capaz de ler dezenas de milhares de variantes genéticas de cada amostra. Apesar destes testes não mostrarem detalhes como a idade, foi possível estimá-la ao relacionar o tipo de lixo examinado.

Os retratos estão sendo exibidos em marquises e estações de metrô, numa tentativa de apelar ao sentimento de vergonha das pessoas para evitar que cometam mais infrações. Os rostos, no entanto, são de voluntário­s.

 ?? REPRODUÇÃO DA INTERNET ?? Exames de DNA ajudam a identifica­r ‘porquinhos’, que passam a ficar estampados no metrô
REPRODUÇÃO DA INTERNET Exames de DNA ajudam a identifica­r ‘porquinhos’, que passam a ficar estampados no metrô

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil