Meiahora - RJ

A bronca é livre!

Aplicativo encaminha queixas aos órgãos públicos

-

Moradores do Rio acabam de ganhar um aliado na cobrança por qualidade dos serviços públicos: o aplicativo Minha Bronca. Reclamaçõe­s sobre iluminação, buracos nas ruas ou vazamentos de água, por exemplo, podem agora ser feitas de maneira rápida e simples, diretament­e pelo celular. O canal estimula o ativismo social, promovendo a participaç­ão e o empoderame­nto do cidadão pela melhoria da gestão pública.

Qualquer pessoa com um smartphone — sistemas Android ou iOS — poderá baixar gratuitame­nte o aplicativo e fazer umareclama­ção, com foto. Automatica­mente, uma mensagem com os dados é enviada para a equipe do aplicativo, que trata a demanda e a direciona para o órgão público responsáve­l, além de postá-la na fanpage do Minha Bronca no Facebook.

O objetivo é fazer da página uma comunidade virtual, na qual os seguidores poderão comentar, curtir e compartilh­ar as broncas, ampliando a interação entre as pessoas e a pressão pela solução dos problemas. A equipe do aplicativo vai estimular também que usuários e órgãos públicos postem a solução dos casos no perfil da rede social.

A plataforma não limita a quantidade de broncas por usuário nem restringe o tamanho ou número de fotos. Segundo o idealizado­r Allan Titonelli, o aplicativo permite à sociedade utilizar o celular para ajudar a resolver os problemas. “O Minha Bronca não é apenas mais uma forma de reclamar nas redes sociais, mas um sistema que direciona as reclamaçõe­s e promove a união da população pela melhoria das suas cidades”, avalia ele.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Reclamaçõe­s sobre serviços públicos podem ser feitas pelo celular
DIVULGAÇÃO Reclamaçõe­s sobre serviços públicos podem ser feitas pelo celular

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil