Meiahora - RJ

É pra combater tráfico de armas

Roberto Sá anuncia que Polícia Civil vai ajudar a coibir entrada de armamento

-

Onovo secretário de Segurança Pública do Rio, Roberto Sá, garantiu ontem, em entrevista ao RJTV, da TV Globo, que o combate ao tráfico de armas será uma das principais metas durante a nova gestão. Ele revelou que está conversand­o com o novo chefe da Polícia Civil, delegado Carlos Augusto Neto Leba, e que a instituiçã­o vai intensific­ar as investigaç­ões a respeito do assunto.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, nos últimos nove anos, mais de 80 mil armas foram apreendida­s no estado. “Para vocês terem ideia, olha que número impression­ante, o Rio apreende 24 armas de fogo por dia, o que é quase uma arma por hora. No caso dos fuzis, é quase um por dia. Não é possível! Não podemos ter muitas armas de fogo nas mãos das pessoas. Já mapeamos as divisa do Rio com Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais”, declarou o secretário, afirmando que o Ministerio da Justiça vai ajudar colocando policiais rodoviário­s federais para controlar entrada dessas armas.

Sá também garantiu que vai criar uma comissão para analisar os índices de criminalid­ade nas comunidade­s que contam com Unidade de Polícia Pacificado­ra (UPP) e, caso seja necessário, realocar recursos.

“A Polícia Civil vai participar cada vez mais conosco. O ISP e a Inteligênc­ia vão monitorar esses indicadore­s para realocar recursos. Talvez não sejam precisos novos recursos, mas realocar para as áreas que estejam com os indicadore­s piores”, destacou Roberto Sá, que não vai reduzir o programa das UPPs.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil