Meiahora - RJ

Presos do PCC no lado da ADA

Briga com CV deixa sistema penitenciá­rio em alerta

-

Aguerra entre o Comando Vermelho (CV) e a facção paulista Primeir o Comando da Capit a l (PCC), de São Paulo, está promovendo um fenômeno inédito no sistema penitenciá­rio do Rio. Presos vinculados ao PCC que ocupavam os presídios controlado­s pelo CV estão migrando para as galerias dominadas pela facção Amigo dos Amigos (ADA). Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciá­rios do Rio (Sindaperj), Wilson Camilo, cerca de 200 presos pediram transferên­cia por motivos de seguranças, nos últimos cinco dias.

“Dois líderes do PCC, que estavam no Bangu 3, receberam um aviso de que deveriam se transferir. Isso foi na sexta-feira. De lá pra cá, foi uma avalanche de preso pedindo ‘seguro’”, contou Camilo. Por causa da tradiciona­l aliança com o CV, os bandidos do PCC também eram inimigos do ADA. Mas, agora, mudaram de lado. A guerra entre o CV e o PCC é de alcance nacional, já que as duas maiores facções do país controlam quase todos os presídios brasileiro­s.

Por enquanto, o racha não provocou mortes no sistema penitenciá­rio do Rio, mas, em Roraima e Rondônia, 18 presos foram assassinad­os. O Ministério da Justiça deve anunciar hoje um plano nacional contra o crime organizado. Já a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia disse que pretende inspeciona­r os presídios, na condição de presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 ?? REPRODUÇÃO DE VÍDEO ?? No presídio Bangu 3, líderes do PCC já pediram transferên­cia
REPRODUÇÃO DE VÍDEO No presídio Bangu 3, líderes do PCC já pediram transferên­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil