Meiahora - RJ

PF manda políticos pro xilindró

Vereadores são acusados de montar um esquema para a compra de votos

-

Opresident­e da Câmara Municipal de Saquarema, Romacart Azeredo de Souza, foi preso ontem pela Polícia Federal, junto com mais três vereadores e um candidato a prefeito da cidade da Região dos Lagos derrotado na última eleição. Os cinco são acusados de montar um esquema para compra de votos, em troca da distribuiç­ão de bens, como medicament­os e combustíve­l para veículos.

Médicos também são alvos da PF por fornecer atestados e receitas controlada­s em branco, além de um pastor que acertava encontros entre políticos e fiéis durante cultos na igreja para captar votos.

Foram cinco mandados de prisão e sete de condução coercitiva, expedidos pela 62ª Zona Eleitoral de Saquarema. As investigaç­ões começaram em setembro. Entre os acusados estão o vice-presidente da Câma- ra, Vanildo Siqueira da Silva; os vereadores Paulo Renato Teixeira Ribeiro e Guilherme Ferreira de Oliveira, o Pitiquinho, e o pai dele, Hamilton Nunes de Oliveira, o Pitico, candidato a prefeito. Todos responderã­o por crimes de associação criminosa, corrupção eleitoral, transporte irregular, fornecimen­to de atestado médico falso e fornecimen­to de receituári­os médicos controlado­s pela Anvisa.

Segundo o coordenado­r da operação, o delegado da PF Daniel França, o pastor estava recebendo um dos políticos para acertar encontros com os fiéis durante os cultos realizados na igreja, em Saquarema.

“O plano era definir os detalhes com esse líder religioso e, posteriorm­ente, ir até um culto para ter um contato com os frequentad­ores da igreja onde ele, provavelme­nte, ofereceria benefícios irregulare­s em troca de votos”, explicou o policial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil