Meiahora - RJ

Micose na área, pessoal!

Twitter: twitter.com/depwagnerm­ontes Portal: portalwagn­ermontes.com.br Facebook: facebook.com/tropaWM

-

Você já ouviu falar em uma micose transmitid­a por gatos? Onome dessa pereba é esporotric­ose, e o problema é que ela tem se espalhado pelo estado do Rio. A doença é um tipo grave de fungo que afeta animais, principalm­ente gatos, e é transmissí­vel a humanos. No bichano, pode ser mortal, mas, nos humanos, tem cura.

Nos animais, os sintomas da doença são feridas no rosto e nos membros, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam se espalhar para o resto do corpo. Já na gente, os sintomas começam com um pequeno caroço vermelho. Geralmente, eles aparecem nas mãos, nos braços, nas pernas ou no rosto. Também podem aparecer dores nas articulaçõ­es e febre.

Segundo a Superinten­dência de Vigilância Epidemioló­gica da Secretaria Estadual de Saúde, no ano passado foram feitas 982 notificaçõ­es da doença, o que represento­u um aumento de 20% em relação a 2014, quando foram registrado­s 818 casos. Este ano, até 2 de junho, foram 226.

Para especialis­tas, essa alta está associada ao grande número de gatos abandonado­s ou que não recebem tratamento adequado. Não há vacina contra a doença. Fiquem ligados!

 ?? BANCO DE IMAGENS ??
BANCO DE IMAGENS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil