Meiahora - RJ

Calçado confortáve­l reduz impactos no corpo

-

Com o Carnaval batendo à porta, é preciso ter cuidado para não atravessar o samba. Mas como ficar bem fisicament­e para aguentar a maratona de festas, blocos e desfiles, toda essa folia, sob o sol escaldante do verão carioca? O personal trainer Guido Ferreira afirma que é preciso, antes de tudo, se hidratar e se alimentar bem, além de seguir uma rotina de exercícios.

“A hidratação é fundamenta­l, ainda mais nesse calor. Se alimentar bem também é importante. Na parte física, é bom que a pessoa faça exercícios aeróbicos nessa última semana, como forma de preparação. Corridas contínuas, na esteira ou na rua, e bicicleta vão aumentar o condiciona­mento físico e a resistênci­a para aguentar o ritmo”, indica Guido, também recomendan­do que as atividades tenham duração de 30 a 40 minutos.

O profission­al aproveita para fazer um alerta aos sedentário­s. “Quem não faz nenhum tipo de ginástica pode usar a semana começando com uma caminhada, de forma gradativa. Isso vai melhorar a condição e ajudar a pessoa a se manter em pé por mais tempo”, diz ele.

Pronta para a Passarela

Bianca Monteiro, a Rainha de Bateria da Portela, chega a ficar de duas a três horas sambando na quadra da escola. Ela revela como é a sua preparação para aguentar o pique.

“Eu sempre fiz musculação e muay thai. Com a luta, eu aprendi a trabalhar resistênci­a, respiração e autocontro­le”, conta a rainha, que t ambém f az dança. “Agora acrescente­i o stiletto, porque dançar de salto alto não é uma tarefa fácil, ainda mais mantendo a postura. E tem o balé, onde encontrei, além de postura, força, resistênci­a, leveza e o cuidado com as mãos”.

A morena confessa que dorme pouco, por causa dos compromiss­os. Mas, com a proximidad­e do desfile da Portela, no dia 27, ela vai mudar sua rotina: “Na semana do Carnaval, vou diminuir o ritmo para focar na alimentaçã­o e dormir mais”.

Para o folião comum, ainda mais do que no resto do ano, os calçados confortáve­is são essenciais no Carnaval. Um par de tênis é muito mais adequado do que um calçado com salto para pular, dançar e caminhar. Além de minimizar os impactos nas articulaçõ­es do corpo, protege os pés contra pisões, topadas e outros acidentes. Segundo o fisiote- rapeuta Helder Montenegro, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, é bom ficar atento ao uso de salto alto.

“Se a fantasia exigir um salto, a dica é não exagerar. Saltos com dois centímetro­s de altura são os ideais, e com plataforma na parte da frente para compensar a altura”, indica o especialis­ta, que reforça seu alerta. “A dica mais im- portante é manter sempre a boa postura. Pode parecer mais difícil dar atenção a isso durante o Carnaval, mas é a melhor orientação para evitar danos à coluna, aos joelhos e a outras regiões do corpo. Também evite exagerar no uso de qualquer salto alto”, completa Helder. Emcaso de dor, a recomendaç­ão é não demorar para consultar um especialis­ta.

 ??  ?? A rainha Bianca: musculação, luta e balé para melhorar o preparo físico
A rainha Bianca: musculação, luta e balé para melhorar o preparo físico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil