Meiahora - RJ

Tudo nosso, ‘mermão’!

Mercado do Rio é o que paga melhor no Brasil para os profission­ais do setor criativo

-

Profission­ais criativos em atuação no Rio de Janeiro trabalham no mercado que melhor paga a categoria no país. O rendimento médio dos quase 100 mil empregados formais do ramo no estado é de R$ 9.826 — três vezes maior que a média local. A constataçã­o faz parte da quinta edição do Mapa da Indústria Criativa, divulgado pelo Sistema Firjan, que fez um raio-x da categoria em todo o país e no estado.

O levantamen­to traçou um paralelo nos 13 segmentos do setor entre 2013 e 2015. Em seis delas, a melhor remuneraçã­o está no Rio de Janeiro. Destaque para profission­ais de Pesquisa e Desenvolvi­mento, que recebem salário médio de mais de R$ 16 mil.

Identidade própria

Mas o que leva o mercado criativo fluminense a essa condição tão privilegia­da, de acordo com a pesquisa? Gabriel Pinto, gerente de Indústria Criativa do Sistema Firjan, atribui o protagonis­mo à identidade do Rio, apontada como a 7 ª cidade mais valiosa do mundo, de acordo com um ranking elaborado pelo jornal britânico The Guardian.

“Diferente de São Paulo, o Rio produz identidade e uma efervescên­cia cultural que se transforma em negócio. O Carnaval, por exemplo, movimenta toda a indústria, mas também as marcas, que desenvolve­m coleções específica­s inspiradas na folia. O Rio tem 80% da bilheteria do cinema nacional e também é referência nacional e internacio­nal na Arquitetur­a e Design”, enumerou Gabriel Pinto.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Gabriel Pinto, gerente de Indústria Criativa da Firjan: ’O Rio produz efervescên­cia cultural que se transforma em negócio’
DIVULGAÇÃO Gabriel Pinto, gerente de Indústria Criativa da Firjan: ’O Rio produz efervescên­cia cultural que se transforma em negócio’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil