Meiahora - RJ

Uma explosão de cores

Combinar tons e estampas muda o astral da casa e faz o maior sucesso na decoração

- ISABELLE ROSA

inegável que um toque de cor faz a diferença na decoração. sina a usar as cores. “Os tons de azul e verde mais claros são indicados para quem deseja umaatmosfe­ra mais tranquila. Mas o tom — e não somente a cor — é fundamenta­l, porque existe tom de azul mais forte que caracteriz­a o ambiente como alegre também. Para ambientes alegres, o mais usual são cores quentes como laranja, amarelo, vermelho”, diz ela.

E há cores para todos os gostos e estilos. “Não existem cores que vão fazer sucesso. Nós trabalhamo­s com todas. Mas a Pantone elege uma cor que aparece com mais frequência nos projetos e este ano a cor foi a Greenery, umtipo de verde claro”, avalia Cláudia Aragão, arquiteta do Casatelier.

Cláudia ainda dá dicas de como combinar cores fortes no mesmo ambiente. “Às vezes, o exagerado é a intenção. É o que chamamos de maximalism­o, que trabalha com cor, alma e vida! Oexagero é desejado. Porém, mesmo sendo intenciona­l, é importante não deixar o ambiente desconfort­ável para quem o desfruta e, para isso, é preciso harmonizar as cores. É indicado um estudo das cores que serão utilizadas e verificar como elas vão conversar com todos os elementos na composição”, conta a arquiteta.

As estampas também ganham espaço. E é válido misturá-las. “A listra combina com tudo. Gosto de misturá-las com estampas florais e poá ( bolinhas). Outra estampa curinga é o xadrez”, diz Cláudia.

Para quem tem medo de misturar as cores em paredes ou está sem grana, a dica é investir emobjetos coloridos. “Use as cores em quadros, almofadas; ou seja, em objetos, porque são peças fáceis de trocar”, recomenda Cátia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil