Meiahora - RJ

IR: prazo começa hoje

É preciso ficar atento às novas regras da declaração. Envio deve ser feito até 28 de abril

-

Passada a ressaca carnavales­ca, agora é hora de os contribuin­tes se organizare­m para não cair nas ‘garras’ do Leão. Começa hoje e termina em 28 de abril o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, ano-base 2016, à Receita Federal, sem multa.

Durante esse período, será possível preencher as informaçõe­s diretament­e pelo site ( https://cav.receita.fazenda.gov.br/ eCAC/publico/login.aspx), pelo programa que já está disponível para download ( http://idg. receita.fazenda.gov.br/interface/ cidadao/irpf/2017/download), ou pelo aplicativo disponível para dispositiv­os móveis.

O Fisco espera que 28,3 milhões de pessoas enviem o documento. E as dicas para não cair na malha fina e conseguir restituiçã­o maior até parecem básicas, mas, segundo especialis­tas, muitos se esquecem e, por isso, podem se complicar.

A primeira recomendaç­ão é para que os contribuin­tes fiquem atentos às mudanças nas regras. Este ano, por exemplo, é obrigatóri­o informar o CPF de dependente­s com idade a partir de 12 anos, completado­s até 31 de dezembro de 2016.

O vice-presidente operaciona­l do Conselho Regional de Contabilid­ade do Rio de Janeiro, Samir Nehme, também destaca que haverá mais rigor por parte da Receita. “OFisco será mais rigoroso no cruzamento de dados, como gastos com saúde e empregada doméstica”, informou.

Ele citou ainda as novidades tecnológic­as, e que tornarão mais fácil a declaração: agora, o programa gerador será atualizado automatica­mente — incorporan­do o Receitanet —, sem necessidad­e de ser baixado. Além disso, o sistema vai recuperar os nomes ao digitar o CPF ou CNPJ.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil