Meiahora - RJ

Ensaio de emergência

MP se reúne com escolas hoje e pedirá medidas de segurança e vistorias antes de desfiles

-

Criação de protocolos de segurança, inspeções em carros alegóricos e até treinament­o com exercícios de simulações em caso de acidentes, durante os ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí, são os principais temas que o Ministério Público vai discutir, hoje, às 15h. A reunião contará com representa­ntes da Liga Independen­te das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), do Corpo de Bombeiros, da Riotur, do Inmetro e de especialis­tas do Conselho de Engenharia (Crea-RJ) e da Coppe/UFRJ. No último fim de semana, 32 pessoas ficaram feridas — três ainda internadas — em dois acidentes na Avenida, envolvendo carros alegóricos da Paraíso do Tuiuti e da Unidos da Tijuca.

“Temos que pensar em protocolos para 2018, mas a prioridade é definir o que será feito no sábado, para o desfile das campeãs. É preciso estipular a atuação em casos de emergência, comoa evacuação das pessoas”, disse o promotor Márcio Guimarães, coordenado­r de Grandes Eventos do MP.

A falta de retirada das pessoas da pista atrapalhou o socorro das 12 vítimas do teto que desabou do carro ‘Nova Orleans’, da Unidos da Tijuca. Para Guimarães, os carros têm que passar por inspeções. “É preciso um estudo aprofundad­o das estruturas para saber se há o suporte necessário para aguentar o peso, e vistorias nas alegorias antes do desfile ”, declarou. O promotor pediu ainda regras de segurança para garantir os desfiles. “As escolas precisam apresentar os projetos dos carros. Não queremos impedir o espetáculo, mas apenas que seja feito com segurança”, esclareceu.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? O motorista Francisco (de camisa rosa) conversa com peritos durante a verificaçã­o do carro alegórico
ESTEFAN RADOVICZ O motorista Francisco (de camisa rosa) conversa com peritos durante a verificaçã­o do carro alegórico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil