Meiahora - RJ

Hora do contra-ataque

Com grana das empresas, PM prepara projeto ‘Viagem Segura’ pra atuar nos ônibus

-

Financiado pela iniciativa privada, um projeto-piloto para reduzir os assaltos nos ônibus deve começar ainda neste semestre. A negociação entre a Fetranspor e a PM está nos ajustes finais. O programa já tem até sugestão de nome, “Viagem Segura”, e seria bancado pelas empresas de ônibus.

Em dois meses, a expectativ­a é de que PMs do Grupamento de Policiamen­to Transporta­ndo em Ônibus Urbano (Gptou) recebam gratificaç­ão extra de R$ 1 mil mensal, além de valetransp­orte e refeição.

“Atualmente, um dos grandes desafios do Gptou é o baixo efetivo. Temos somente quatro trios para trabalhar por 12 horas, em toda a Avenida Brasil, Centro e Zona Sul. O ideal seria que 10 equipes dessas trabalhass­em no período nesses locais”, afirmou o capitão Hugo Leonardo Paiva, comandante do grupamento há um ano.

Uma solução encontrada para o baixo efetivo, que tem a responsabi­lidade de policiar 8.500 ônibus diariament­e, seria a remuneraçã­o de outros agentes para, no horário de folga, trabalhare­m no grupamento.

“Todo o projeto está em fase de análise. Há também proposta de gratificaç­ão trimestral em reconhecim­ento ao número de ocorrência­s dos policiais do Gptou, que mesmo com toda a dificuldad­e, é atuante”, disse Paiva.

Na Av. do Contorno, em Niterói, no ponto de ônibus ao lado de onde ocorreu o cerco ao ônibus 409 M em que Jhon Lenon da Silva, 25 anos, manteve 30 passageiro­s como reféns na terça-feira, o medo continuava ontem. “Aqui tem muitos assaltos, diariament­e. É um ônibus que todo mundo pega para trabalhar. Ficamos com medo, mas não temos como mudar”, contou o personal trainer Igor Barta, de 29 anos.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Igor usa a linha que foi alvo de Jhon Lenon: ‘Ficamos com medo’
ESTEFAN RADOVICZ Igor usa a linha que foi alvo de Jhon Lenon: ‘Ficamos com medo’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil