Meiahora - RJ

Brasil visita o Uruguai e tenta garantir hoje a classifica­ção antecipada para o Mundial

-

Embalado pelas seis vitórias seguidas sob o comando de Tite nas Eliminatór­ias, o líder Brasil (27 pontos) visita o segundo colocado Uruguai (23), hoje, às 20h (horário de Brasília), no Estádio Centenário, em Montevidéu, disposto a carimbar antecipada­mente a vaga na Copa da Rússia, em 2018, na 13ª das 18 rodadas. Pelas contas do técnico, umempate já será o suficiente para manter a Amarelinha como única seleção presente em todos os Mundiais realizados até agora.

Repleto de histórias, o tradiciona­l clássico de hoje, porém, representa mais do que a corrida pela classifica­ção. Afinal, terá um ingredient­e de peso: o Brasil não perde há 16 anos para o rival. A última derrota foi nas Eliminatór­ias de 2001, quando os uruguaios, em Montevidéu, venceram por 1 a 0 (gol de Magallanes, de pênalti — Cafu derrubou Recoba na área). O encontro marcou a estreia de Luis Felipe Scolari no comando.

Desde então, foram oito jogos disputados, com cinco empates e três vitórias em verde e amarelo, o que motiva ainda mais os brasileiro­s. Mas acirra a rivalidade entre as duas seleções. “Vai ter clima de Libertador­es. Fora de casa, aquela catimba natural. O negócio é não entrar no jogo deles, e sim fazer o nosso”, disse o apoiador Renato Augusto.

Ozagueiro Miranda será ocapitão. O‘efeito Tite’ pode fazer com que o Brasil de Neymar quebre um tabu. Geralmente, seleções asiáticas ou africanas são as primeiras a se garantirem nas Copas.

No atual formato das Eliminatór­ias — a partir de 2002 as dez seleções do continente se enfrentam em jogos de ida e volta —, a edição mais ‘tranquila’ para o Brasil trouxe a classifica­ção para o Mundial com três rodadas de antecedênc­ia. E ela veio no dia 5 de setembro de 2009, na vitória sobre a Argentina por 3 a 1, em Rosário, com direito a dois gols do hoje vascaíno Luis Fabiano.

LUIS FABIANO FOI HERÓI NA VITÓRIA QUE GARANTIU AVAGANA COPA DE 2010

 ?? EFE ?? Neymar é arma do Brasil, que não perde pro Uruguai desde 2001
EFE Neymar é arma do Brasil, que não perde pro Uruguai desde 2001

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil