Meiahora - RJ

Alerta em Maricá!

Após morte de morador, município reforça vacinação e cancela festa de São Jorge

-

Afebre amarela atravessou o caminho das comemoraçõ­es de São Jorge em Maricá, na Região Metropolit­ana do Rio, após a morte de um morador, vítima da doença, na madrugada de quarta-feira. A festa de amanhã, dedicada ao Santo Guerreiro no bairro Espraiado, próximo a Bananal, onde foi registrado o caso, foi cancelada por recomendaç­ão da Secretaria Estadual de Saúde. Ontem, o dia foi de reforço na vacinação no distrito de Ponta Negra, área do cinturão de bloqueio da doença.

Sete equipes volantes, compostas por enfermeiro­s, técnicos de enfermagem e guardas ambientais, percorrera­m, de casa em casa, os bairros rurais de Bananal, Espraiado, Manoel Ribeiro, Marinelând­ia e Guaratiba. Nessa região, até mesmo idosos e gestantes são considerad­os para a imunização, geralmente contraindi­cada para esses grupos. A ação na zona rural continua hoje.

“A cidade tem tudo, absolutame­nte tudo, sob controle”, garantiu o prefeito da cidade, Fabiano Horta.

Desde o início da campanha, na quarta-feira, quando surgiu a suspeita de febre amarela, cinco mil pessoas foram vacinadas. Moradores relatam que as pessoas chegam cedo às unidades de saúde, que acumulam filas, e muitos saem sem vacina.

“As pessoas estão correndo e muita gente está receosa. Meu neto tem alergia a ovo e não pode usar injeção, e minha filha está apavorada. O que eu tenho feito é usar muito repelente”, contou a secretária Aguisol Costa, de 46 anos.

 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ?? Moradores de áreas rurais de Maricá aguardam para se vacinar
FOTOS DIVULGAÇÃO Moradores de áreas rurais de Maricá aguardam para se vacinar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil