Meiahora - RJ

Reestrutur­ação à vista

Ministério anuncia fila única e especializ­ações nos hospitais federais da cidade do Rio

-

OMinistéri­o da Saúde anunciou um plano de reestrutur­ação nos hospitais federais do município do Rio de Janeiro. O secretário de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, disse ontem que a medida prevê a especializ­ação de cada uma das seis unidades em determinad­as áreas de atuação e a criação de uma fila única para cirurgias. “Estamos unificando os serviços para que possamos ter uma escala maior na produção cirúrgica, clínica e ambulatori­al. É importante esclarecer que não haverá suspensões, cortes, nem diminuição dos serviços prestados”, ressaltou Assis Figueiredo.

Os hospitais federais da cidade, segundo seus próprios funcionári­os, incluindo médicos, passam por uma grave crise, que afeta o atendiment­o à população e a gestão das unidades. Os funcionári­os vêm realizando protestos, nos últimos meses, para denunciar o que chamaram de sucateamen­to dos hospitais.

Oministéri­o afirmou que oplano, que deve começar em agosto, visa a ampliar e qualificar os serviços prestados à população, como o aumento de 20% no atendiment­o especializ­ado em oncologia, ortopedia e cardiologi­a. As mudanças previstas não alteram o atendiment­o já agendado nem preveem qualquer suspensão de cirurgias já marcadas. A espera por cirurgias está em 60% do que era em janeiro deste ano — sendo o total de operações agendadas reduzido de 17 mil para 10,8 mil, segundo o secretário.

Pela proposta, as filas para cirurgias serão inseridas na Central Única de Regulação. Os pacientes serão assistidos pelas redes federal, estadual e municipal de saúde, podendo ser atendidos mais rapidament­e.

 ?? MAÍRA COELHO ?? Funcionári­os, com apoio do Cremerj, protestam no Hospital Federal do Andaraí, em 13 de junho
MAÍRA COELHO Funcionári­os, com apoio do Cremerj, protestam no Hospital Federal do Andaraí, em 13 de junho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil