Meiahora - RJ

Joias de Beira-Mar serão leiloadas

Há brincos de ouro, brilhantes e relógios à venda

-

Serão leiloadas na quintafeir­a, em Curitiba (PR), joias do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinh­o Beira-Mar, e da mulher dele, Jaqueline Alcântara de Moraes. O material, avaliado em R$ 48,6 mil, foi apreendido na Operação Fênix, da Polícia Federal, em novembro de 2007, na qual ela foi presa, acusada de ajudar o marido a continuar comandando ações criminosas mesmo preso.

Entre os destaques dos 12 lotes, que contêm brincos de ouro, pulseiras com brilhantes e relógios, está um pingente de ouro com o nome Fernando. O valor mínimo do lance inicial deste lote é de R$ 4 mil, segundo o site Favareto Leilões. O processo contra o casal tramita na 2ª Vara Federal de Curitiba, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e Administra­ção Penitenciá­ria do Paraná.

Organizado pelo Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e pelo Departamen­to Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas da Sesp, os valores do leilão serão revertidas para políticas públicas de combate às drogas no país.

Na época, a investigaç­ão da Operação Fênix foi conduzida pelo então delegado da Polícia Federal Wagner Mesquita de Oliveira, então chefe de Operações Especiais de Fronteira da PF. Hoje, ele é o secretário de Segurança Pública do Paraná.

“Todos estes bens foram adquiridos com dinheiro obtido de forma ilícita e, agora, através do leilão, os recursos estão retornando aos cofres públicos. O nosso Conselho de Política Antidrogas do Paraná vai ingressar com projetos para transforma­r este dinheiro em equipament­os e programas para combater o tráfico de drogas”, disse Wagner Mesquita, secretário de Segurança Pública do Paraná.

Atualmente, Beira-Mar cumpre pena de mais de 300 anos de prisão por tráfico de drogas, associação criminosa e homicídios, no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Jaqueline está em Porto Velho, em Rondônia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil