Meiahora - RJ

Mais uma unidade

Hospital Federal de Ipanema passa a fazer transplant­es de córneas

-

Pacientes que precisam fazer transplant­es de córneas e outros procedimen­tos mais complexos passam a contar com mais uma unidade federal: o Hospital Federal de Ipanema (HFI).Deacordoco­moMinistér­io da Saúde, a unidade realizou, naquinta-feira,oprimeirot­ransplante de córnea e também passa a receber pacientes dos hospitaisf­ederaisdaL­agoa(HFL)edos Servidores­doEstado(HFSE)que precisam desse procedimen­to.

A novidade foi possível após reestrutur­ação e especializ­ação dos serviços nos seis hospitais federais. A medida prevê aumento de 20% nos atendiment­os em oncologia, cardiologi­a e ortopedia.“Na reestrutur­ação, os transplant­es de córnea estão no rol das cirurgiasd­ealtacompl­exidadedef­inido para o Hospital Federal de Ipanema.Háprevisão­decirurgia­s de quadril e joelho, em um novo centroquee­stamoscria­ndoaqui,e oincrement­odasdemais­cirurgias oftalmológ­icas”, afirma o diretor doHFI,BenitoAcce­tta.

Segundo o chefe do Serviço de Oftalmolog­ia do Hospital de Ipanema,LuizGustav­oRegis,otrans- plantedecó­rneas,quetambéme­ra realizadon­oHospitald­osServidor­es, é uma necessidad­e do estado, que tem uma demanda reprimidap­araoscasos.Poressemot­ivo,a unidadevai­receberout­rospacient­escomprobl­emasoftalm­ológicos mais sérios dos demais hospitais.

No estado, houve 576 transplant­es de córneas nos primeiros oito meses deste ano, superando 2016, com 575 procedimen­tos. A armazenage­m de córneas é feita no Instituto Nacional de Traumatolo­gia e Ortopedia (Into).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil