Meiahora - RJ

Vitória feminina

Rei saudita libera a direção para a mulherada

- RIAD, ARÁBIA SAUDITA

Mulheresda­ArábiaSaud­ita poderãotir­arcarteira­de motorista e sair dirigindo por aí. É o que garante decreto real publicado ontem. Segundo a agência oficial de notícias SPA,o reiSalman“permitiuou­torgaralic­ença para dirigir às mulheres na Arábia Saudita”, diz o texto do decreto. A permissão deve começar a valer ano que vem.

O reino saudita ultraconse­rvador era o único país do mundo onde as mulheres eram proibidas de dirigir. As mulheres sauditas são igualmente submetidas à tutela de um homem da família — geralmente o pai, o marido ou o irmão — para poder estudar ou viajar.

Mas, como parte de seu ambicioso plano de reformas econômicas e sociais até 2030, o país parece pronto para abrandar algumas destas restrições e, pouco a pouco, começa a introduzir mudanças.

Centenas de mulheres puderam ir no sábado pela primeira vez a um estádio da capital para assistir às celebraçõe­s da festa nacional, com shows e queima de fogos de artifício.

Segundo o jornal The Guardian, a campanha que pedia a permissão para que as mulheres se tornem motoristas começou há cerca de dez anos na Arábia Saudita. Porém, os protestos atingiram o pico em 2013, quando várias mulheres que se sentaram ao volante nas estradas do país e chegaram a ser levadas pra cadeia.

Em resposta ao anúncio do rei, Manal al-Sharif, que se tornou o rosto público da campanha, depois de ter sido presa por dirigir, comemorou: “Hoje este é o último país na terra que passa a permitir que as mulheres dirijam. Nós fizemos isso”.

L

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil