Meiahora - RJ

Luta e conscienti­zação

Mês de outubro começa ‘pintado de rosa’ para alertar sobre o câncer de mama

- KARINA FERNANDES karina.fernandes@meiahora.com

Acampanha ‘Outubro Rosa’, de conscienti­zação sobre a importânci­a de exames preventivo­s e do diagnóstic­o precocedoc­âncerdemam­a,queé o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, começa hoje commuitasa­ções.SegundooIn­stituto Nacional de Câncer (Inca), somente no ano passado, aproximada­mente58mil­casosdadoe­nçaforamdi­agnosticad­osnoBrasil.

Segundo Gilberto Amorim, coordenado­r de oncologia mamária do Grupo Oncologia D’Or, o câncer de mama é o principal fator de morte entre as brasileira­sporque27%daspacient­es descobremo­tumorjáeme­stágio avançado.Issoocorre,deacordo com o especialis­ta, devido à demora para fazer o diagnóstic­o.

“Por esse motivo, a realização do autoexame e de exames periódicos é fundamenta­l para sua detecção precoce, aumentando as chances de tratamento e cura”, alerta Gilberto Amorim.

Para ajudar na prevenção, o exame de toque nos seios é essencial.“O aparecimen­to de nódulos duros palpáveis, com ou sem dor mamária,equeperman­ecempor vários dias; mudança no aspecto do mamilo; alterações na pele da mama, como abaulament­os, retrações ou aspecto ‘casca de laranja’;secreçãoes­curaousang­ue;e mudançasna­coroutextu­radapele são alguns sinais”, diz o médico.

Alguns fatores, como idade e hereditari­edade, podem aumentar os riscos. Por isso, toda mulher precisa fazer mamografia a cada dois anos a partir dos 50. Caso haja casos na família, é preciso antecipar o início da realização dos exames de imagem.

 ?? GUI MESQUITA/ DIVULGAÇÃO ??
GUI MESQUITA/ DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil