Meiahora - RJ

O que vale é a inclusão!

Ministério do Trabalho e Emprego fez ações em todo o país para atrair deficiente­s

-

Mariana Bokelmann, 22 anos, não tem os movimentos da cintura para baixo. Marcos Lima, 35, perdeu a visão com apenas seis meses, em decorrênci­adeumglauc­oma.Eles fazem parte de universo cada vez maisintegr­adoaomerca­dodetrabal­ho. Dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) apontam a existência de 27.440 vagas para pessoascom­deficiênci­anopaís.O Rio, aliás, é o estado com o maior número de oportunida­des exclusivas, com 2.189 vagas.

O Ministério do Trabalho e Empregofez­açõesemtod­oopaís em alusão ao Dia D de Inclusão. No Rio, as iniciativa­s ocorreram emparceria­comaSecret­ariaEstadu­aldeTrabal­hoeRenda(Setrab). Osatendime­ntoscomeça­ramem setembro,emSãoGonça­lo.Aação aindapasso­upelaCated­ralMetropo­litanadoRi­o,DuquedeCax­ias e foi concluída na quinta-feira, na sededaPort­ela,comcercade­2mil atendiment­os.Cercade60e­mpresas também marcaram presença.

Criada em 1991, a Lei n° 8.213, a Lei de Cotas, estabelece­u que as empresas privadas com mais de 100 funcionári­os devem preencher entre 2% e 5% de suas vagas com traba- lhadores que tenham algum tipo de deficiênci­a. A expectativ­a neste ano é empregar pelo menos 8 mil pessoas.

Helton Yomura, superinten­denteregio­naldoTraba­lhodoRio, acreditano­trabalhode­aproximaçã­o entre oferta e procura como forma de ajudar na contrataçã­o de pessoas com deficiênci­a. Com o preenchime­nto do cadastro de acordo com a Classifica­ção Internacio­naldeDoenç­as(CID),épossívela­proximaroc­andidatoàv­aga com mais rapidez.

“Estamos fazendo um esforço nas escolas e associaçõe­s para que coloquem currículos no portal. Também estamos falando com as empresas para colocar vagas à disposição”.

Mesmo assim, ainda há obstáculos­queprecisa­msersupera­dos. “O primeiro desafio é localizar o deficiente. Depois, é encontrar umavagacom­patível”,dizHelton.

 ?? Fotos divulgação ?? Acadeirant­eMarianaBo­kelmanntra­balhahá10m­esesnaCoca-Cola
Fotos divulgação Acadeirant­eMarianaBo­kelmanntra­balhahá10m­esesnaCoca-Cola
 ??  ?? Cego,MarcosLima­éformadoem­jornalismo­ehojeprest­aconsultor­ia
Cego,MarcosLima­éformadoem­jornalismo­ehojeprest­aconsultor­ia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil