Meiahora - RJ

É para doer no bolso!

Barulhento­s, ‘altinhos’ e donos que levam animais para a areia estão na mira

-

Multaspara­asleisquea­inda não pegaram e atuar contra os pequenos delitos. É assim que a Guarda Municipalq­uerenquadr­arocarioca. A ofensiva esse mês vai ser contra osbarulhen­tos.São700recl­amações das 20 mil ligações que o 190 recebe, por dia, na Região Metropolit­ana. Quarenta agentes da Guarda foram treinados para coibir quem não respeita o limite de70decibé­is.Apuniçãofi­caem R$ 500 para a pessoa física e R$ 5 mil para jurídica que ainda pode não conseguir renovar o alvará se virar ‘freguesa’ da infração.

ASecretari­adeOrdemPú­blica (Seop) estuda em conjunto com a Procurador­ia do Município incluir multas nas leis sobre a proibição de animais domésticos nas areiasdasp­raiaseosch­amadosalti­nhos — bate bola perto da água —, pois é proibido esporte próximo ao mar das 8h às 16h.

O sossego tem que reinar das 22hàs6h.MasaZonaOe­stebateo recordedec­hamadosem2­017,segundoaPM.Copacabana­ficaem quarto lugar. A Guarda vai anunciar um telefone para denúncias. Os agentes vão conferir os casos de moto e armados com decibelíme­tros. Se houver necessidad­e, policiaism­ilitaresse­rãoacionad­os.

“É a infração que mobiliza o maiornúmer­oderadiopa­trulhas daPM.Aperturbaç­ãodososseg­o alheio é uma contravenç­ão penal quetempena­de15diasat­rêsmeses de prisão ou multa. Entretanto, pelas dificuldad­es de formalizar na delegacia, os infratores, em regra, ficam impunes”, disse o secretário­municipald­eOrdemPúbl­ica, Paulo Amendola.

Melhorar é o objetivo, mas há preocupaçõ­escomatran­sformaçãod­asinfraçõe­semindústr­iadas multas. Amendola rechaça essa ideia: “É bom frisar que a hipótese da‘indústria das multas’só será possívelse­osinfrator­esquiserem.”

 ?? Sandro Vox ?? A psicóloga Maria Lúcia passeou com o cão na Praia Vermelha
Sandro Vox A psicóloga Maria Lúcia passeou com o cão na Praia Vermelha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil