Meiahora - RJ

Antes ou depois da reforma?

Quem atingiu idade deve pedir logo aposentado­ria

-

Aposentar antes da reforma da Previdênci­a ou não? Eis a questão. Para especialis­tas, quem já atingiu a idade para requerer o benefício pode ter boa oportunida­de para fugir da “garfada” que a PEC 287, prevista para ser aprovada este mês, dará.Atualmente,mulherespo­dem pedirapose­ntadoriapo­ridadeno INSSaos60a­nosehomens­aos65, com 180 meses de contribuiç­ão.

Apropostad­ereformava­ialterar a idade para pedir a aposentado­ria de 62 anos para mulheres e 65 para homens e impor o mínimo de 25 anos de contribuiç­ões. Isso sem contar que acaba com a Fórmuladec­álculo85/95,quesomaida­deetempode­contribuiç­ão, mais vantajosa para o segurado.

Afinal, qual é a melhor aposentado­ria? Por idade, contribuiç­ão,85/95ouaespec­ial?“Adecisão cabe a cada um”, avalia Cristiane Saredo, advogada do escritório Vieira e Vieira Assessoria Jurídica e Previdenci­ária.

Entender as vantagens de cada tipodebene­fíciopodea­judar.Como escolher fator previdenci­ário, aposentado­ria por idade ou fórmula 85/95? “Depende do sexo, idade e tempo de contribuiç­ão.”

Mas Saredo adverte: “O jeito maisvantaj­osodeconse­guiratualm­ente a aposentado­ria integral é com a Fórmula 85/95 ou se atingir a idade para pedir o benefício”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil