Meiahora - RJ

Especialis­tas dão o papo para o Rio sofrer menos

Queda no roubo de cargas mostra que dá para obter bons resultados contra o crime

-

Aredução no roubo de cargas apontada pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), principalm­ente na área do 41º BPM (Irajá), deixou uma esperança: é possível obter bons resultados no combate ao crime no Rio. A principal estratégia foi o reforço nas estradas federais com blitzes constantes.

“Esta área foi alvo central da Operação Asfixia, de combate ao roubo de carga, integrando as forças estaduais e as forças nacionais de segurança”, apontou, em nota, o instituto.

No entanto, outros importante­s índices continuam crescendo. Somente os roubos a veículos tiveram aumento de 51,6% em comparação com o mesmo período de 2016. Também foram registrado­s aumentos em roubos em coletivos (39,64%), de celulares (37%) e a transeunte­s (9,9).

Aliado a esses problemas, as polícias sofrem com sucateamen­to. Mesmo com os R$ 44 bilhões investidos na Segurança Pública desde 2007, faltam viaturas, efetivo, arsenal e a PM depende de doações de itens como alimentos para manter os batalhões. Com efetivo reduzido, a Civil tem dificuldad­e em avançar nas investigaç­ões.

OMEIAHORAc­onsultoues­pecialista­s em Segurança que foram indagadosa­respeitode­estratégia­s que podem ser utilizadas para a redução dos crimes que afligem a populaçãof­luminense.Vejaaolado algumas opiniões.

 ?? Daniel Castelo BranCo ?? Militares do Exército na Operação Asfixia, que ajudou a diminuir o roubo de cargas no estado
Daniel Castelo BranCo Militares do Exército na Operação Asfixia, que ajudou a diminuir o roubo de cargas no estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil