Meiahora - RJ

Nada de chefão pelo lado de cá

Procurador­ia contesta Defensoria sobre a volta ao Rio de bandidões

-

Aprocurado­ra-geral da República, Raquel Dodge, enviou ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contrário ao pedido da Defensoria­PúblicadaU­nião(DPU) para retirar do regime de isolamento carcerário presos que estão há mais de dois anos em presídios federais. Entre os detentos que poderiam voltar para o Rio está Antonio Bonfim Lopes, o Nem, citado como pivô da guerra na Favela da Rocinha.

Namanifest­ação,aprocurado­ra argumenta que, se o pedido for aplicadoat­odosospres­os,asegurança pública do País poderia ser comprometi­da.“A alegada maior incidência­doregimedi­ferenciado em presídios federais tampouco diz respeito ao local da custódia, mas sim à gravidade das infrações praticadas pelos custodiado­s no curso da execução da pena, isto em decorrênci­a do fato de que para lá são destinados presos de grande periculosi­dade”, disse.

Além de Nem, Fernandinh­o Beira-Mar e Elias Maluco também seriam beneficiad­os. O Rio pode receber pelo menos 55 criminosos­considerad­osperigoso­s.

No pedido de habeas corpus coletivo que chegou ao STF na semana passada, a Defensoria argumentou que acordos internacio­nais e a Lei 11.671, de 2008, limitam a um ano a permanênci­a de presos em regime de isolamento 22 horas por dia, prazo prorrogáve­l por mais 365 dias.

A questão será decidida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Até o fechamento desta edição, ainda não havia qualquer decisão a respeito.

 ?? SEvERino silva ?? Nemseriaum­dosbenefic­iados
SEvERino silva Nemseriaum­dosbenefic­iados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil