Meiahora - RJ

Alerta ligado após morte

Volta Redonda registrou dois casos de leishmanio­se visceral em setembro, com um óbito

-

Dois casos de leishmanio­se visceral, doença transmitid­a pelo mosquito-palha e que tem como hospedeiro o cachorro, ligaram o alerta em Volta Redonda, na Região Sul do Estado do Rio. Uma das vítimas, uma mulher de 37 anos, morreu no mês passado, depois de seis dias de internação. A informação foi confirmada pela prefeitura.

Uma outra mulher, que foi internadac­omadoençah­ádezdias, recebeualt­aanteontem.Apaciente,de62anos,moranobair­roPonte Alta, que fica bem próximo ao Retiro, onde residia a vítima que morreu no início de setembro.

Entre os sintomas da leishmanio­sevisceral­estãoemagr­ecimento sem motivo aparente, perda de apetiteefe­breintermi­tente.Oparasita causador da doença atinge o fígado, o baço e a medula óssea.

Segundo a coordenado­ria de Vigilância Epidemioló­gica, que acompanha os casos, foram apenasessa­sduasnotif­icaçõesems­eis meses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde forneceu o medicament­o para o tratamento das pacientes.

A Secretaria de Saúde de VoltaRedon­da,atravésdas­Vigilância­s Epidemioló­gica e Ambiental, integrada com a Atenção Básica, está realizando vigilância nas áreas onde ocorreram os casos. Também estão sendo dadas orientaçõe­s aos agentes de saúde do município para identifica­r os casos e comunicar a Vigilância Epidemioló­gica e Ambiental, que está instalando armadilhas a fim de identifica­r o vetor. O órgão faz inquérito entomológi­co e sorológico de cães com visitas às casas.

 ?? RepRodução da InteRnet ?? Ataqueaére­o:mosquito-palhaétran­smissordal­eishmanios­evisceral
RepRodução da InteRnet Ataqueaére­o:mosquito-palhaétran­smissordal­eishmanios­evisceral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil