Meiahora - RJ

‘Governo federal quebrou pacto’

Loterj pode parar de investir em entidades sociais

-

Opresident­edaLoterj,Sérgio Ricardo de Almeida, afirmouont­emqueogove­rno federal“quebrouopa­ctofederat­ivo” ao tentar privatizar as loterias instantâne­as da Caixa Ecônomica (Lotex) e fechar as loterias estaduais.“Ogovernofe­deraldesej­a ter um mercado maior para venderaosi­nteressado­snalicitaç­ão.É uma ingerência. Com isso, pode acabar a possibilid­ade de investimen­tos de milhões da Loterj em entidades sociais, que fazemos há mais de 70 anos”, disse, em vídeo.

Apenaseste­ano,asinstitui­ções filantrópi­casnoestad­oreceberam aportedeR$21milhõesd­aLoterj. Aautarquia­fluminense,quevende raspadinha­s, também apoia financeira­mente três creches no Batan (Realengo), Maré e Cidade de Deus. A Lotex destina recursos para projetos do Ministério do Esporte e o Fundo Penitenciá­rio. Comaplanej­adaconcess­ão,oserviçode­raspadinha­spoderiase­rrepassado­aumaempres­aestrangei­ra,porleilão,emdezembro.

Almeida explicou que o Rio pretende discutir na Justiça se a União tem o monopólio do jogo. “O objetivo é barrar essa decisão de fechar as loterias estaduais e o perigo iminente de parar as atividades sociais. A Constituiç­ão define que a União tem o monopóliod­elegislars­obreojogoe­nãode operar o jogo”, avaliou.

Para angariar apoio, a Loterj lançou a campanha #viraojogor­io, na Internet.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil