Meiahora - RJ

Está na hora de pegar a

Na reta final do Brasileirã­o, o torcedor faz as contas para ver o seu time numa boa e o rival

- GABRIEL TORRES gabriel.torres@meiahora.com

Apartir de quarta-feira, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco disputarão a 27ª das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2017. A sensação do torcedor é de que os times estão entrando na última curva antes da reta final. E é nesse momento que os mais ansiosos começam a fazer as contas e projetar qual posição cada um pode alcançar na tabela.

Em meio às chances de título, Libertador­es, Pré-Libertador­es e Sul-Americana, além dos riscos de rebaixamen­to para a Série B, o MEIA HORA resolveu pegar a calculador­a e chamou um especialis­ta para auxiliar as torcidas, o matemático­TristãoGar­cia.Elefez as contas e também um alerta: “A matemática­éexata,masofutebo­l não.Sãomuitasv­ariáveisas­econ- siderar, tanto que o que estamos fazendo é uma previsão que podemudar(jánarodada­seguinte)”.

Com a tabela pra lá de embolada,todomundoe­stádeolhoe­m algumacois­a—sejaafugad­adegolaoua­classifica­çãoparaaLi­bertadores.Então,destrincha­mostudo que você precisa saber sobre as probabilid­adesdoseut­imenas12 rodadas que restam no Brasileiro. De acordo com o matemático, os cariocasma­isbemcoloc­ados(Bo- tafogo, em 6º e Flamengo, em 7º) praticamen­tenãotêmma­ischancesd­etítulo.“Aindanãopo­dedizer que é zero, mas não chega a 1%”, afirmou Tristão, que em seu site, o Infobola, coloca o Corinthian­s com 82% de probabilid­ade de levantar o caneco do Brasileirã­o.

Já sobre rebaixamen­to, Tristão Garciacalc­ulaem47pon­toso‘número mágico’ para fugir da queda. O Fluminense, que está apenas uma posição acima do Z-4, é o mais ameaçado com 30%, seguidodoV­asco(17%).Flamengo e Botafogo ainda não estão livres, mas têm apenas 1% de risco.

“Acredito que os cariocas não precisam se preocupar. O mais ameaçado, que é o Fluminense, tem 70% de chances de ficar na elite”, disse Tristão, que, cruzando os dados, calcula em 38% o risco de algum clube do Rio ser rebaixado, enquanto a de dois cariocas caírem é de apenas 5%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil