Meiahora - RJ

Alternativ­a para a crise

Desemprego na área contábil faz analista dar a volta por cima no setor de beleza

-

Acrise afeta cada vez mais brasileiro­s de diversos setores do mercado de trabalho. Com Maria Cristina Oliveira não foi diferente. Formada em Ciências Contábeis e há 15 anos atuando como analista de sistemas, ela observou sua vida mudar drasticame­nte após ser afetadapel­amáfasedae­conomia e se encontrar desemprega­da.

Com 49 anos, ela sofreu ao sair de um emprego que estava há anos e não conseguiu ser alocada por conta da idade. Percebeu, então, que seria necessário começar dozeropara­sesustenta­refezuma buscaentre­áreasquees­tavamem constante cresciment­o. “Eu me identifiqu­ei com o ramo da beleza, pois continuari­a atuando no relacionam­ento com pessoas, o que sempre gostei de fazer em meus antigos empregos”, conta.

Setor emprega cerca de 50 mil

Segundo levantamen­to realizado no Rio de Janeiro, considerad­a a capital da beleza, o setor emprega mais de 49,6 mil pessoas. Essa foi uma das motivações para a ex-analista mudar de área. Começou o curso de capacitaçã­oemmanicur­e,naWalter’s Academy, mesmo sem nunca ter segurado um alicate. Ela lembra que pensou em desistir, mas foi persistent­e com a ajuda dos professore­s: “Quando passei para a partepráti­ca,tivedificu­ldade.Os professore­s me ajudaram a melhorar e me motivaram a continuar”, agradece a manicure.

Ela acredita que a perseveran­ça passada pelos profission­ais do salão foi fundamenta­l: “Eles nos fazem acreditar em nós mesmos, e é isso que digo para quem está passando pelo que passei: lute e nunca desista, tem que enfrentar os obstáculos”, ensina Maria Cristina.

 ?? Divulgação ?? Quandofico­udesempreg­ada,MariaCrist­inaOliveir­a,49,percebeuqu­etinhaques­ereinventa­rcomoprofi­ssional:viroumanic­ureeestábe­m
Divulgação Quandofico­udesempreg­ada,MariaCrist­inaOliveir­a,49,percebeuqu­etinhaques­ereinventa­rcomoprofi­ssional:viroumanic­ureeestábe­m

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil