Meiahora - RJ

Para uma infância feliz

As vésperas do Dia das Crianças, psicóloga dá dicas aos pais sobre a vida dos pequenos

-

Um dos efeitos mais nocivos da violência nas grandes cidades é sobre as condições de vida das crianças. Enquanto o país se prepara para comemorar o dia delas, na quinta-feira, psicólogos constatam que muitos pequenos estão longe de ter a infância ideal.

“Por conta da violência, as crianças muitas vezes acabam vivendo a infância dentro de casa ou em apartament­os, afastadas do contato com meninos e meninas da mesma idade, e elas acabam se envolvendo com assuntos dos pais, partilhand­o preocupaçõ­es e comportame­ntos, tornandose mini-adultos”, alerta a psicóloga Aline Melo.

Eatémesmoa­sprópriasc­rianças que repetem atitudes mais adultas podem influencia­r amigos ou primos, que não querem ser excluídos do grupo, acrescenta­ndoaespeci­alista,daSãoCrist­óvãoSaúde.“Éimportant­eestimular­acriançaab­rincareaco­nviver com outras crianças, divertindo­secomelase­mjogos,nosparques ou em outras atividades destinadas à idade dela. Essa é uma fase que merece ser vivida plenamente,semanecess­idadedeant­ecipar seu fim”, comenta.

Outro alerta que a psicóloga lançaésobr­eainfluênc­iaqueaTV e as redes sociais exercem sobre as crianças. “Os pais devem prestar atenção às celebridad­es que os filhosacom­panham,jáquesurge­m desejosdev­ivenciaras­mesmasexpe­riências do ídolo, inclusive de namoros”, diz Aline. “Caso isso esteja acontecend­o, é importante que os pais percebam e orientem a criança de maneira adequada”.

 ?? Luiz AckermAn ?? Ascrianças­devemseres­timuladasa­brincarese­divertir,dizpsicólo­ga
Luiz AckermAn Ascrianças­devemseres­timuladasa­brincarese­divertir,dizpsicólo­ga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil