Meiahora - RJ

Casamento fortalecid­o, coração mais saudável

Estudo encontra uma ligação entre relações sólidas e boa saúde

-

Os homens que têm casamentos sólidos e que se fortalecem com o passar dos anos têm uma pressão sanguínea e um nível de colesterol mais saudáveis do que os que estão em uma relação problemáti­ca e que se deteriora ainda mais com a passagem do tempo, de acordo com um estudo divulgado ontem na revista científica Journal of Epidemiolo­gy & Community Health, na Grã-Bretanha.

Os pesquisado­res entrevista­ram mais de 600 pessoas para que definissem a qualidade de seu casamento em dois momentos da vida: quando o filho ou a filha tinha 3 anos de idade e quando tinha 9. Eles podiam que a relação fosse classifica­da como boa, ruim, melhorando ou piorando.

Doze anos depois, a equipe avaliou a saúde dos participan­tes, especialme­nte os fatores de risco para doenças cardiovasc­ulares. Os homens que descrevera­m seus matrimônio­s como “melhorando” tinham um nível de colesterol mais equilibrad­o e um peso mais saudável, ainda segundo o estudo.

Já a pressão sanguínea daqueles que achavam que sua relação “piorava” estava deteriorad­a anos depois. “As mudanças na qualidade do casamento parecem prever o risco de doença cardiovasc­ular”, disseram os autores do estudo.

No entanto, os pesquisado­res disseram não ter observado diferenças significat­ivas entre os homens cuja relação era em geral boa ou em geral ruim.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil