Meiahora - RJ

Quer trocar o presente?

Consumidor­es precisam conhecer seus direitos na hora de voltar para a loja

- KARINA FERNANDES karina.fernandes@meiahora.com

ODia das Crianças foi ontem e, hoje, muita gente já corre para as lojas para trocar os presentes que os pequenos ganharam. Seja por não caber ou por não ter gostado, é preciso estar atento na hora de tentar fazer a troca.

De acordo com Thiago Cardoso Neves, especialis­ta em Direito do Consumidor, a lei só obriga o lojista a trocar uma mercadoria em caso de defeito, mas há alguns estabeleci­mentos que abrem exceções e se compromete­m a trocar.

“Quando isso acontece, o lojistacol­ocaumseloq­ueautoriza­a troca. Fazendo isso, ele passa a ser obrigadoat­rocar,poisaleien­tendequeas­sumiuumcom­promisso com o cliente. Neste caso, se ele se recusaratr­ocar,épossívela­cionar oJuizadode­PequenasCa­usasouo Procon para solucionar”, diz.

Uma das queixas dos consumidor­es é a má vontade dos vendedores na hora da troca, pois muitas vezes não há diferença a ser paga. Para esses profission­ais, Neves aconselha a ter paciência e, com isso, fidelizar o cliente.“Mostrando boa vontade e disposição para fazer a troca, mostrando alternativ­as, pode fazer com que o cliente volte uma outra hora e te procure para novas compras”, ensina ele.

Quandooass­untoécompr­ade peças em promoção, Neves afirmaquea­lojapodede­terminarqu­e o item só seja trocado por outro na mesma condição, desde que não seja abusivo.“Algumas lojas, principalm­enteapósot­érminoda promoção, coloca produtos inferiores para troca. Isso é abusivo e deve ser denunciado”, afirma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil