Cui­de bem das ve­las

Pe­ça me­lho­ra ace­le­ra­ção e re­to­ma­da de ve­lo­ci­da­de

Meiahora - RJ - - MOTOS -

As ve­las de ig­ni­ção exi­gem aten­ção es­pe­ci­al dos mo­to­ci­clis­tas, pois tra­ba­lham em cir­cuns­tân­ci­as mais se­ve­ras nas mo­tos do que nos au­to­mó­veis. Por isso, é mui­to im­por­tan­te que a ma­nu­ten­ção pre­ven­ti­va se­ja fei­ta pe­ri­o­di­ca­men­te. A pe­ça é res­pon­sá­vel por con­du­zir a cor­ren­te elé­tri­ca sob al­ta tensão pa­ra o in­te­ri­or da câ­ma­ra de com­bus­tão da mo­to, con­ver­ten­do-a em cen­te­lha que in­fla­ma a mis­tu­ra ar/com­bus­tí­vel.

Atu­al­men­te, o mer­ca­do con­ta com ve­las es­pe­ci­ais ca­pa­zes de me­lho­rar a efi­ci­ên­cia des­sa quei­ma e, con­se­quen­te­men­te, me­lho­rar o de­sem­pe­nho da mo­to­ci­cle­ta. É o ca­so das ve­las de Iri­dium, pro­du­zi­das com me­tal no­bre. Elas me­lho­ram a ace­le­ra­ção e re­to­ma­da de ve­lo­ci­da­de, ga­ran­tem par­ti­das mais fá­ceis e a re­du­ção na emis­são de po­lu­en­tes.

Se­gun­do Hi­ro­mo­ri Mo­ri, con­sul­tor da fa­bri­can­te de sis­te­mas de ig­ni­ção NGK, a subs­ti­tui­ção da pe­ça de­ve ser sem­pre fei­ta por pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos.

“É pre­ci­so mui­to cui­da­do com o tor­que de aper­to. Não res­pei­tar es­sa es­pe­ci­fi­ca­ção po­de pro­vo­car da­nos e até a que­bra da ve­la de ig­ni­ção, uma vez que o di­â­me­tro da ros­ca nas ve­las de mo­to­ci­cle­tas são mui­to fi­nos. Res­pei­tar o tor­que de aper­to é fun­da­men­tal”, ex­pli­ca.

O es­pe­ci­a­lis­ta acres­cen­ta que, sem­pre que for fei­ta uma ins­pe­ção na pe­ça, o pro­pri­e­tá­rio de­ve so­li­ci­tar que se­jam ve­ri­fi­ca­dos ou­tros itens do sis­te­ma de ig­ni­ção e o ter­mi­nal su­pres­si­vo, também co­nhe­ci­do co­mo “ca­chim­bo”. Em mui­tas mo­to­ci­cle­tas, o mo­tor es­tá ex­pos­to a chu­vas e ao meio am­bi­en­te e um ter­mi­nal res­se­ca­do ou da­ni­fi­ca­do po­de ge­rar mui­tos trans­tor­nos.

Fo­tos Di­vul­ga­ção

Es­pe­ci­a­lis­ta lem­bra que a subs­ti­tui­ção da pe­ça de­ve ser sem­pre fei­ta por pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.