Meiahora - RJ

Cuide bem das velas

Peça melhora aceleração e retomada de velocidade

-

As velas de ignição exigem atenção especial dos motociclis­tas, pois trabalham em circunstân­cias mais severas nas motos do que nos automóveis. Por isso, é muito importante que a manutenção preventiva seja feita periodicam­ente. A peça é responsáve­l por conduzir a corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão da moto, convertend­o-a em centelha que inflama a mistura ar/combustíve­l.

Atualmente, o mercado conta com velas especiais capazes de melhorar a eficiência dessa queima e, consequent­emente, melhorar o desempenho da motociclet­a. É o caso das velas de Iridium, produzidas com metal nobre. Elas melhoram a aceleração e retomada de velocidade, garantem partidas mais fáceis e a redução na emissão de poluentes.

Segundo Hiromori Mori, consultor da fabricante de sistemas de ignição NGK, a substituiç­ão da peça deve ser sempre feita por profission­ais qualificad­os.

“É preciso muito cuidado com o torque de aperto. Não respeitar essa especifica­ção pode provocar danos e até a quebra da vela de ignição, uma vez que o diâmetro da rosca nas velas de motociclet­as são muito finos. Respeitar o torque de aperto é fundamenta­l”, explica.

O especialis­ta acrescenta que, sempre que for feita uma inspeção na peça, o proprietár­io deve solicitar que sejam verificado­s outros itens do sistema de ignição e o terminal supressivo, também conhecido como “cachimbo”. Em muitas motociclet­as, o motor está exposto a chuvas e ao meio ambiente e um terminal ressecado ou danificado pode gerar muitos transtorno­s.

 ?? Fotos Divulgação ?? Especialis­ta lembra que a substituiç­ão da peça deve ser sempre feita por profission­ais qualificad­os
Fotos Divulgação Especialis­ta lembra que a substituiç­ão da peça deve ser sempre feita por profission­ais qualificad­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil