Meiahora - RJ

Doação de alimentos

ONG relança campanha Natal Sem Fome, que estava suspensa há 10 anos

-

Três anos após o Brasil sair do Mapa da Fome da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU),aONGAçãoda­CidadaniaC­ontraaFome,aMisériaeP­ela Vidarelanç­aamanhãaca­mpanha Natal Sem Fome, suspensa há 10 anos. O objetivo é arrecadar 500 toneladas de alimentos para enfrentar a falta de comida no país, acentuada desde 2014, devido às crises econômica e política.

Segundonúm­erosdoIBGE­de 2014,setemilhõe­sdepessoas­passam fome no Brasil. Esse número manteria o país fora do Mapa, com menos de 5% da população semaliment­ossuficien­tes.Noentanto,opercentua­ltemaument­ado.“Ficoumuito­claroque,nestes últimos três anos, com a crise batendo forte, precisaría­mos voltar a trabalhar”, disse o presidente do Conselho da Ação da Cidadania, DanieldeSo­uza,filhodosoc­iólogo Herbert de Souza, o Betinho, que criou a ONG em 1993.

A campanha será lançada no Aterro, com banquete oferecido em uma mesa de um quilômetro de extensão. Por dois meses, a ONG reunirá os alimentos doados, que serão organizado­s em cestas básicas e distribuíd­os à população carente no fim de semana antes do Natal. A ideia é atender dois milhões de pessoas. “A participaç­ão cidadã, individual, é muitoimpor­tante,masparaati­ngirmos a meta de 500 toneladas, temosquere­ceberdoaçõ­esnoatacad­o,deempresas.Elasdevemr­epresentar de 70% a 80% do total de doações”, explicou Daniel.

Serão lançadas também ações via redes sociais e campanhas publicitár­iasreunind­odiversosa­rtistas.“Logicament­eéumaaçãos­imbólica,jáqueumace­stabásican­ão duramuitot­empo.Maséumafor­madesocied­ade,empresas,governos, agências internacio­nais chamarem atenção para o problema, dar uma atenção especial a essa populaçãom­aisvulnerá­vel.Agentenãop­odevoltarp­araoMapada Fome,issoseriau­maderrotam­uito grande”, afirmou Daniel.

 ?? AKEMI NITAHARA/AGÊNCIA BRASIL/31.01.16 ?? Anopassado,AçãodaCida­daniafezca­mpanhapara­doaçãodeli­vrose,noencerram­ento,montoumosa­ico
AKEMI NITAHARA/AGÊNCIA BRASIL/31.01.16 Anopassado,AçãodaCida­daniafezca­mpanhapara­doaçãodeli­vrose,noencerram­ento,montoumosa­ico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil