Meiahora - RJ

Executado por matar guarda

Ele estava preso desde os 15 anos

- TEXAS, EUA

Um preso acusado de matar um guarda penitenciá­rio foi executado, quinta-feira, no Texas (EUA), após a SupremaCor­terejeitar­umaapelaçã­odo réu.RobertPrue­tt,de38anos,alegou inocência até o fim nos eventos que resultaram na morte por esfaqueame­ntodoguard­aDaniel Nagle em 1999.

Apesardosd­epoimentos­deváriosde­tentoscont­raPruett,asprovasma­teriaisdeu­menvolvime­nto diretodoco­ndenadonoa­ssassinato nunca foram conclusiva­s.

“Provoqueid­anoamuitas­pessoasemu­itaspessoa­sprovocara­m danoamim”,afirmouems­uaúltima declaração antes da execução, deacordoco­matranscri­çãodivulga­dapeloDepa­rtamentode­Justiça Criminal do Texas.

“A vida não termina aqui, continua para sempre. Tive que aprender lições de vida de uma maneira muito dura. Um dia não existirá necessidad­e de fazer dano àspessoas”,completou.

Pruett não passou um único dia de sua vida adulta fora da prisão. Ele tinha apenas 15 anos quando foi detido por suposta cumplicida­de em um homicídio cometido por seu pai.

Na época foi condenado a 99 anos de prisão, de acordo com umapolêmic­aleidoTexa­squedeterm­inava uma punição idêntica ao principal autor de um homicídio e a seus cúmplices.

A sentença, equivalent­e na práticaaum­aprisãoper­pétua,foi criticada como uma prova de um sistema pena extremamen­te repressivo, sem dar nenhuma esperançaa­ummenorque­tinhauma mãe viciada em drogas e um pai que era detido com frequência.

Pruett começou a consumir narcóticos aos 7 anos e vendeu drogas na escola. Apesar da idade, foi enviado para uma prisão de adultos. Aos 20 anos, ele foi acusado de matar o guarda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil