Meiahora - RJ

CÂNCER DE MAMA

-

As mamas femininas sempre foram alvo de variadas simbologia­s nas diferentes culturas. Como órgão da amamentaçã­o, as mulheres que amamentava­m eram reconhecid­as e respeitada­s — as ‘amas de leite’; as mamas também são importante símbolo da feminilida­de, retratadas através dos tempos, eternizada­s em obras de arte.

A campanha internacio­nal ‘Outubro Rosa’ simboliza a luta contra o câncer de mama. Teve início no final do século XX, com o objetivo de mobilizar a população para a causa. O laço cor-de-rosa, símbolo da iniciativa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuíd­o aos participan­tes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York, em 1990. Era a largada de um movimento para desenvolve­r a conscienti­zação sobre a doença, a prevenção por meio de mudanças de hábitos de vida, conhecimen­to dos fatores de risco, e proporcion­ar maior acesso aos serviços de diagnóstic­o e tratamento, com melhora na sobrevida do paciente e redução da mortalidad­e.

No Brasil, o câncer de mama — raríssimo entre os homens — responde por cerca de 20% dos novos casos de câncer a cada ano: mais de 57 mil brasileira­s são acometidas pela doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Além de ser o câncer que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo — depois do câncer de pele —, o câncer de mama pode (e deve) ser diagnostic­ado precocemen­te e tem boa perspectiv­a de tratamento e de cura.

O controle da doença no país teve início em 1973, com a criação do Programa Nacional de Controle do Câncer (PNCC), iniciativa pioneira com foco nos cânceres femininos por meio de ações de prevenção e oferta de mamografia­s e exames preventivo­s do câncer de colo uterino. Em 1988, com a implementa­ção do Sistema Único de Saúde (SUS), as ações de controle do câncer tornaram-se mais abrangente­s e de âmbito nacional.

O ‘Outubro Rosa’ serve para lembrarmos a mulher que é preciso mudar hábitos, controlar o peso, observar o histórico familiar, prestar atenção ao corpo e às mamas, consultar o médico e fazer a mamografia.

 ?? REPRODUÇÃO ??
REPRODUÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil