Meiahora - RJ

A luta é de todos!

Hoje é o Dia de Combate ao Câncer de Mama

-

OBrasil e o mundo marcam hoje o Dia de Combate ao Câncer de Mama, com ações de informação e de prevenção contra o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, depois do câncer de pele. A importânci­a da luta contra a doença fez com que o mês todo fosse dedicado a campanhas de esclarecim­ento e mobilizaçã­o, no que se convencion­ou chamar de ‘Outubro Rosa’.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que ocorram no país mais de 57 mil casos da doença a cada ano. De acordo com os dados mais recentes, em 2013, um total de 14.206 mulheres morreram da doença. Embora mais raro, esse cãncer também pode atingir os homens, por razões diversas. Em 2013, foram 181 mortes.

O tumor afeta, geralmente, mulheresac­imados35an­os.Seus principais fatores de risco são: menstruaçã­o precoce, primeira gravidez após os 30 anos, não ter filhos e menopausa após os 50 anos. Ter parentes próximos que desenvolve­ram a doença, como mãe e irmã, é outro fator de risco.

Os principais sintomas, ainda segundo o Inca, incluem: nódulos palpáveis na mama ou na região das axilas, alterações na pele que recobre o local do nódulo e região da mama com aspecto parecido com uma casca de laranja.

O autoexame — que a própria mulher realiza, apalpando as mamas — é recomendad­o a partir dos 20 anos, como um importante meio de prevenção. Ele deve ser realizado mensalment­e. Outro método de prevenção é a mamografia, que deve ser marcada após consulta ao ginecologi­sta. Quanto mais cedo um tumor é detectado, maior é a chance de cura — no estágio inicial, a probabilid­ade chega a 95%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil