Meiahora - RJ

Polêmica nos EUA

Suposta declaração de Trump provoca bafafá

- FLÓRIDA, ESTADOS UNIDOS

Opresident­e dos Estados Unidos, Donald Trump, estáenvolv­idonumanov­a polêmicapo­rsupostame­ntedizer à viúva de um soldado morto em combate na África que “ele sabia ao que estava se expondo”, segundouma­deputadade­mocrataque o acusou de ser“insensível”.

O soldado La David T. Johnson, de 25 anos, morreu durante uma emboscada no Níger, no início deste mês. Seus restos mortais chegaram na terça-feira ao aeroporto de Miami, na Flórida. Quando sua viúva, Myeshia Johnson, grávida de seu terceiro filho, se dirigia para pegar o caixão, recebeu uma ligação de Trump, de acordo com Frederica Wilson,representa­nte democrata e que acompanhav­a a mulher.

“Não escutei toda a ligação, masouvidiz­er:‘Estoucerto­deque elesabiaao­queestavas­eexpondo’. Isto é doloroso. Este homem está doente.Temumcoraç­ãodepedra e faltam a ele piedade e simpatia. Eraumaviúv­adeluto”,declaroua legislador­a à emissora CNN.

“Ela inventou completame­nte o que eu disse para a esposa de umsoldadom­ortoemcomb­ate(e tenhoaspro­vas).Triste!”,afirmou Trump em sua conta no Twitter.

Já Wilson desmentiu o presidente: “Não sei de que tipo de provas ele fala. Não era a única no carro e também tenho provas”, disse a deputada.

A ligação virou manchete da imprensana­cionalnodi­aseguinte e a legislador­a deu diversas entrevista­s nas quais insistiu que a viúva estava muito triste porque o presidente sequer sabia o nome de seu marido.

A patrulha conjunta em que Johnson estava sofreu emboscada de um grupo extremista, que custou a vida de quatro soldados americanos e quatro do Níger.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil