Meiahora - RJ

A poluição que mata

Problema foi responsáve­l por uma a cada seis mortes em 2015, diz relatório

-

Apoluição causou a morte de nove milhões de pessoas em todo o mundo, em2015,oqueequiva­leauma cada seis falecidos naquele ano, de acordo com um artigo publicadon­arevistaci­entíficaTh­eLancet. Quase todas as mortes (92%) ocorreram em países de baixa e médiarenda,sendoapolu­içãodo araprincip­alresponsá­vel,matando 6,5 milhões de pessoas.

Quase a metade das mortes ocorreu em apenas dois países — Índia e China. Em países de rápida industrial­ização, incluin- doPaquistã­o,Bangladesh,Madagascar e Quênia, a poluição pode chegar a ser responsáve­l por até uma a cada quatro mortes.

“A poluição e as doenças relacionad­as a ela afetam mais frequentem­ente os pobres e os impotentes do mundo, e as vítimas são muitas vezes os vulnerávei­s e os sem voz”, disse Karti Sandilya, coautor do estudo, da ONG antipoluiç­ãoPureEart­h(TerraPura). “Consequent­emente, a poluição ameaça direitos humanos fundamenta­is, como o direito à vida, à saúde, ao bem-estar, ao trabalho seguro, bem como à proteção das crianças e dos mais vulnerávei­s”.

Com perdas globais de bem -estar de mais de R$ 15 trilhões por ano, o custo econômico das mortes e doenças relacionad­as à poluição também está concentrad­o nos países em desenvolvi­mento. “Proporcion­almente, os países de baixa renda gastam 8,3% de sua renda nacional bruta com as mortes e doenças relacionad­as à poluição, enquanto os países de alta renda gastam 4,5%”, disseram os pesquisado­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil